Atenção! Hoje, confira algumas informações sobre a previsão do tempo, que segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que ficará instável nestas cidades, falaremos a seguir.
As chuvas fortes e rajadas de vento são grandes problemas para os brasileiros. Isso acontece por causa das inúmeras frentes frias que vêm do oceano em direção ao país. Então, como o clima do Brasil é tropical, quando essas correntes de ar frio se encontram com o clima quente do país, geram rajadas de vento e chuvas intensas.
Buscando ajudar você a entender melhor essa situação de alerta e se prevenir contra os possíveis danos que os temporais podem causar, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Por isso, não deixe de ler até o final, para obter todos os conhecimentos necessários sobre o tempo instável que algumas cidades brasileiras irão passar, segundo o Inmet.
Atenção! Tempo instável nestas regiões, segundo Inmet:
Atenção! Nesta sexta-feira, o Inmet alerta para tempo instável em algumas cidades do Brasil. De acordo com as informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, é importante estar atento para possíveis chuvas fortes e rajadas de vento em algumas regiões do país.
Segundo o Inmet, a previsão é de que o tempo instável atinja principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Em algumas cidades dessas regiões, a previsão é de chuvas intensas que podem causar alagamentos e deslizamentos de terra. Enquanto, em outras, a preocupação é com as rajadas de vento, que podem atingir até 90 km/h.
Então, para se prevenir de possíveis danos, é importante que a população esteja sempre atenta às informações divulgadas pelo Inmet. Além disso, é possível acompanhar as previsões através do site do Instituto e também por meio das redes sociais.
O Inmet ressalta que é importante que as autoridades locais estejam preparadas para lidar com possíveis consequências do tempo instável. Os órgãos da Defesa Civil, por exemplo, devem estar alertas para possíveis situações de emergência. Portanto, devem ter um plano de contingência para atender a população.
O que fazer para se prevenir dos estragos causados pelo mau tempo?
Os temporais são fenômenos naturais que podem causar muito estrago para os moradores de várias regiões do país. Além de deixar prejuízos materiais, como: enchentes, queda de árvores e deslizamentos de terra, esses fenômenos climáticos causam também riscos às vidas humanas.
No entanto, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para minimizar tais problemas. Por isso, veja como prevenir estragos causados pelos temporais:
Observe os movimentos das nuvens
Observar os movimentos das nuvens é uma boa prática para saber quando as tempestades estão chegando.
Por este motivo, ao perceber o início da formação de nuvens escuras, fique atento e acompanhe a intensidade. Visto que isso pode ajudar a prever tempestades fortes e você poderá tomar as providências necessárias para evitar estragos.
Limpe os ralos e as calhas ao perceber o tempo instável
Outro fator que pode gerar muitas consequências negativas com os temporais e ventanias é a obstrução das calhas e dos ralos que pode provocar enchentes durante os temporais.
Portanto, é importante estar preparado. Então, antes de começar a chover, fazer a limpeza de todos esses locais, evitando assim possíveis problemas.
Avalie a situação de árvores
Durante os temporais, as árvores são uma preocupação. Isso porque, a partir dos fortes ventos, elas podem cair e causar prejuízos materiais e até ferir pessoas.
Por isso, é importante avaliar a situação das árvores. Caso ela apresente alguma parte podre ou estiver totalmente inclinada, o mais indicado é acionar o órgão responsável para fazer a poda corretamente.
Planeje a estrutura da casa
Uma boa maneira de prevenir-se contra tempestades é planejar a estrutura da casa para que ela fique preparada para os temporais.
Dessa forma, é indicado investir em caixas d’água e telhados resistentes e estruturados.
Contrate uma empresa de monitoramento
Hoje em dia, existem empresas de monitoramento que ajudam a prevenir problemas causados por temporais. Aliás, esse serviço consiste na instalação de sensores para que a previsão do tempo seja mais precisa e possa ajudar as pessoas a tomarem medidas preventivas.
Dessa forma, implementando as medidas preventivas citadas acima, é possível diminuir os prejuízos causados pelas chuvas intensas e rajadas de vento. Desse modo, a preparação é a melhor forma de garantir a segurança da família e também dos bens materiais. Além disso, lembre-se sempre de manter a calma e seguir as indicações dos órgãos responsáveis, que sempre estarão prontos para ajudar.
Agora que você já sabe quais regiões do Brasil estão com previsão de tempo instável, é só seguir nossas dicas de prevenção para não ter problemas com danos materiais devido aos temporais e ventanias.