ATENÇÃO! Google Chrome apresenta falha de segurança (entenda!)

Usuários devem ficar atentos e atualizar o navegador

No último dia 12 de abril, Clément Lecigne, do Grupo de Análises de Ameaças (TAG), descobriu um problema de segurança relacionado ao navegador Google Chrome. A princípio, a empresa disponibilizou uma atualização de emergência para todos os seus usuários, em busca de solucionar logo o problema apresentado.

Desse modo, os usuários do Windows, macOS e Linux, para não serem afetados pela falha de segurança, deverão atualizar o navegador para a sua versão 112.0.5615.137. Quem utiliza o Microsoft Edge, Opera, Vivaldi, e outros sistemas baseados em Chromium, devem fazer o mesmo para protegerem seus dispositivos.

Analogamente, é a segunda vez que é encontrado problemas de segurança no Google Chrome, relativos a hackers. Houve algo parecido na última semana, mas não se sabe se as duas situações estão relacionadas. A empresa americana Google, criou o navegador da web em  2008 e se tornou um grande sucesso.

Ademais, o Google Chrome é um dos navegadores para a internet, mais utilizados em todo o mundo, e tem como característica principal, a sua velocidade e eficiência. Além disso,ele possui diversos recursos e extensões. Deve-se observar, que o problema de segurança da ferramenta pode afetar milhões de usuários.

Atualização do Google Chrome

A falha de segurança do Google Chrome foi identificada como CVE-2023-2033 e atuava sobre páginas da internet para realizar códigos de execução. Com essa falha na proteção, hackers poderiam roubar dados dos dispositivos dos usuários do navegador. O Google então procurou formas de combater a ameaça;

Quem desejar atualizar sua versão do Google Chrome e se proteger das falhas de segurança apresentadas, deve em primeiro lugar, abrir o navegador, procurar pela opção “Mais”, que está disponível no canto superior direito da tela. Em seguida, é preciso tocar em “Ajuda”, e depois em “Sobre o Google Chrome”.

Em síntese, após estas ações, os usuários devem selecionar a opção “Atualizar o Google Chrome”, e finalmente, tocar em “Reiniciar”. No caso de a pessoa não encontrar em seu dispositivo, o ícone de “Atualizar o Google Chrome”, isso quer dizer que a nova versão do navegador já está presente no aparelho.

A empresa responsável pelo navegador, Google, teve sucesso em observar a falha de segurança a tempo, mas não deu muitos detalhes a respeito do problema. Vale ressaltar que a nova versão disponibilizada do aplicativo, para todos os seus usuários, também corrige outras sete vulnerabilidades envolvendo o Google Chrome.

Versão Android do Google Chrome

Em busca de aumentar a velocidade de utilização e da navegação do Google Chrome para aparelhos celulares com o sistema operacional Android, a empresa fez uma série de atualizações em seu navegador. Espera-se que haja um grande aumento de desempenho do aplicativo de até 30% para smartphones e tablets.

No entanto esta atualização não estará disponível para todos os usuários. Isso se deve ao fato de que apenas dispositivos móveis top de linha, ou high end, sentirão todos os efeitos das alterações apresentadas. Aliás, o Google não informou quais modelos terão so benefícios da novidade, nem as especificações técnicas necessárias.

Espera-se que as atualizações do Google Chrome sejam válidas para os modelos de smartphones dos grandes fabricantes do mercado dos últimos anos. Dessa maneira, a otimização do navegador se tornou possível através de alterações no código do motor do aplicativo, mudando algumas de suas prioridades.

Sendo assim, a atualização do Google Chrome permitiu um aumento exponencial em sua velocidade. De fato, esse era o objetivo principal das alterações no código do navegador. Será possível então economizar memória, alterar funções de Javascript, e aprimorar métodos de compressão, entre outros detalhes técnicos.

Conclusão

Em síntese, o Google tem procurado por brechas em sua segurança, com o objetivo principal de garantir camadas de proteção aos usuários de seu navegador. O Grupo de Análises de Ameaças da empresa, trabalha incessantemente a fim de coibir práticas que violem a privacidade de quem utiliza o Google Chrome.

Em conclusão, é importante salientar que os usuários do navegador devem fazer atualizações sempre que possível, visto que podem protegê-los de ameaças virtuais. Além disso, essas alterações promovem uma boa otimização do Google Chrome tornando o aplicativo para dispositivos móveis mais rápido e eficiente a quem os utiliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.