ATENÇÃO: Conheça os sinais de perda de controle financeiro!

Estar atento aos sinais de perda de controle financeiro é muito importante para evitar que as finanças da família saiam dos eixos, não é mesmo? Porém, quais sinais devem ser observados? O que devemos considerar nesse sentido? Neste texto, reunimos alguns aspectos importantes que podem te ajudar nessa missão. Acompanhe!

Conheça alguns sinais de perda de controle financeiro

Os sinais de perda de controle financeiro podem ser sutis em alguns casos, bem como podem ser bem significativos em outros. De qualquer maneira, é importante mantermos um olhar atento para as nossas finanças, para que possamos detectar essas situações o quanto antes.

Afinal, dessa maneira teremos um tempo mais hábil para tomar decisões e reorganizar o que saiu dos eixos, concorda? Vejamos alguns aspectos a considerar:

1. Pagamento mínimo do cartão de crédito

Quando começamos a fazer apenas o pagamento mínimo do cartão de crédito, existe a possibilidade de estarmos perdendo o controle das finanças, ao menos um pouco. É claro que, às vezes, imprevistos acontecem. Ainda assim, quando esse tipo de pagamento se torna recorrente, pode ser um sinal de que as contas não estão sendo bem administradas.

2. Atraso nas contas

Assim como o pagamento mínimo pode ser um indício de que a situação está saindo do controle, a falta de pagamentos em dia também é outro aspecto que não deve ser negligenciado. Afinal, se as contas não estão sendo pagas, como podemos encarar isso como controle financeiro? Ainda mais se essa falta de pagamento tem sido cada vez mais recorrente no dia a dia? Pois é!

Por isso, fique atento, pois quando a falta de pagamento se torna constante, pode ser que as coisas não estão caminhando bem.

3 Cortes de serviços

Um dos principais sinais de perda de controle financeiro é quando ocorrem os cortes de serviços, como de telefone ou internet, por exemplo. Até porque, se a situação chegou a provocar um corte de tal serviço, por conta da falta de pagamento, significa que algo não está indo muito bem.

ATENÇÃO: Conheça os sinais de perda de controle financeiro!
ATENÇÃO: Conheça os sinais de perda de controle financeiro! Foto: Canva.

4. Ausência de um fundo de emergência

Você tem um fundo de emergência para situações inesperadas? Se ainda não tem, talvez seja um bom momento para pensar sobre isso. Afinal, ter um fundo de emergência é um dos pilares da saúde financeira e, por isso, é muito importante estar atento a esse aspecto com frequência.

5. Solicitação frequente de empréstimos

Outro aspecto que faz parte dos sinais de perda de controle financeiro é a solicitação frequente de empréstimos. Eventualmente, podem acontecer problemas que nos levam a tomar essa atitude, mas, quando essa situação se torna frequente, pode significar que algo não está indo muito bem nas finanças da casa. Tentar entender o que está levando a essa solicitação constante é um caminho.

6. Desconhecimento das próprias finanças

Por fim, outro sinal importante que não pode ser negligenciado é com relação à falta de conhecimento das próprias finanças. Você sabe quanto recebe? Quanto gasta? Ou ainda, o que precisa pagar todos os meses? Algumas pessoas não têm nem ideia de qual é o limite do cartão de crédito e quanto gastam com ele todos os meses!

Portanto, faça essa autoavaliação e pondere: será que os sinais de perda de controle financeiro fazem parte da sua rotina atual?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.