ASUS apresenta notebooks para um “futuro híbrido”

Fabricante entende que as pessoas estarão sempre conectadas, utilizando diferentes aparelhos para isso, e que notebooks precisam seguir essa tendência

Ainda durante a CES 2022, principal feira de tecnologia do mundo, que ocorreu este mês em Las Vegas (Estados Unidos), a ASUS apresentou novos notebooks para buscar mais espaço no mercado de PCs. O destaque ficou por conta do Zenbook 17 Fold OLED e o comemorativo Zenbook 14X OLED Space Edition, que trazem o conceito de “futuro híbrido”.

LEIA MAIS: Lenovo apresenta novidades em notebook 2-em-1 da linha Yoga

A empresa acredita que o futuro é híbrido e que todas as pessoas estarão sempre conectadas, revezando entre diferentes dispositivos. Por isso, é preciso que os notebooks sigam nesse contexto, sendo mais rápidos e eficientes. Para tanto, a empresa apostou nos mais recentes processadores Intel Core de 12ª geração, que prometem trazer mais desempenho para as máquinas. 

O Zenbook 17 Fold OLED, por exemplo, é o primeiro notebook OLED dobrável de 17,3 polegadas do mundo. O design oferece dois tamanhos de tela OLED em um dispositivo: uma grande touchscreen 4:3 de 17,3 polegadas de 2,5K que se dobra ao meio para criar duas telas 3:2 de 12,5 polegadas 1920×1280, como você pode ver abaixo. 

As variedades de forma de uso do Zenbook 17 Fold (foto: divulgação ASUS).

 

A ideia de ser dobrável é trazer mais versatilidade: ele pode ser usado como um PC, um notebook, um tablet ou até um livro. Para utilizá-lo, o usuário conta com um teclado e touchpad ASUS ErgoSense que se conecta por Bluetooth. A tela de baixo também pode ser usado como um teclado touch. 

Entre suas características técnicas, estão os processadores Intel Core i7 U-Series de 12ª geração, gráficos Intel Iris Xe e duas portas USB-C Thunderbolt  4, que suportam carregamento rápido da bateria de 75 Wh e conexões para monitores externos. O Zenbook 17 Fold OLED estará disponível para compra em meados de 2022. 

Zenbook 14X OLED Space Edition 

Versão “espacial” do Zenbook 14X conta com uma tela externa (foto: divulgação ASUS).

O outro destaque que atende o futuro híbrido é o Zenbook 14X OLED Space Edition. Ele é uma edição comemorativa em razão do 25º aniversário da missão espacial de 600 dias do notebook ASUS P6300. Ele apresenta a cor especial zero-G titanium e um display OLED de 3,5 polegadas na tampa que pode mostrar mensagens e animações personalizáveis. 

Entre outras características, o Space Edition está em conformidade com os ultrarresistentes protocolos de teste SMC-S-016A do US Space Systems Command Standard, por isso é capaz de suportar temperaturas extremas (-24 a 61° C) em funcionamento e vibração (20 – 2000 Hz). Padrões que uma pessoa com uma rotina “normal” não deve enfrentar. 

Esse notebook de “outro mundo” conta com processadores Intel Core i9 H-Series de 12ª geração, gráficos Intel Iris Xe, 32 GB de RAM, um PCIe 4.0 x4 SSD e tela de toque OLED HDR Pantone Validated 16:10 2.8K 90 Hz. 

Zenbook 14 OLED 

Para quem não quer ir para o espaço, a ASUS também apresentou o Zenbook 14 OLED, um notebook de 14 polegadas, com 16,9 mm de espessura e 1,39 kg de peso. Ele também conta com os processadores Intel Core de 12ª geração e GPU Intel Iris Xe, até 16 GB de RAM, SSDs PCIe 4.0, bateria de longa duração de 75 Wh e compatibilidade com o Wi-Fi 6E. 

Projetado em conjunto com a Intel, o design OLED do Zenbook 14 atenderá aos requisitos da linha Intel Evo por meio das especificações de hardware da Intel e dos principais benefícios como capacidade de resposta, duração da bateria, carga rápida e colaboração inteligente. 

Chromebook Flip CX5 

Além dos novos Zenbooks, a ASUS também guardou espaço para lançar novos dispositivos, como o Chromebook Flip CX5 auxilia no trabalho. Ainda buscando o “futuro híbrido”, o aparelho conta com uma dobradiça ErgoLift 360° que permite ajustar a tela NanoEdge de 16 polegadas para qualquer ângulo. 

Para produtividade, o Chromebook Flip CX5 apresenta processador Intel Core i7 de 12ª geração, gráficos Intel Iris Xe e 16 GB de memória, sendo também compatível com o Wi-Fi 6. Já para quem trabalha ou estuda usando recursos em nuvem, é possível otimizar e personalizar a experiência com o Chrome Enterprise, Chrome Education Upgrade e as versões da plataforma Intel vPro que estão disponíveis. 

TUF Gaming F15 e F17 

A fabricante também destacou notebooks da categoria gamer em seu anúncio. Os notebooks TUF Gaming F15 e F17 oferecem o processador Intel Core i7-12700H de 12ª geração e até uma GPU para notebook Nvidia GeForce RTX 3070, ideal para games. 

Para maior poder e controle, um MUX Switch de hardware contorna uma desvantagem de desempenho de notebooks de jogos, que tendem a rotear os quadros da GPU por meio dos gráficos integrados da CPU para a tela. Os jogadores podem usar o Armory Crate para ativar um modo de GPU direto, que reduz a latência e melhora o desempenho em 5 a 10% em média. 

Para corresponder a esses ganhos de desempenho, os ventiladores dos notebooks têm um design de 84 lâminas. Cada pá individual tem espessura variável e uma ponta de 0,1 mm, o que reduz a turbulência e melhora o fluxo de ar, que é 13% maior que a geração passada dos TUFs. 

Para visuais de nível de jogo, todos os notebooks 2022 TUF são equipados com opções de tela de alta taxa de atualização, incluindo até FHD a 300 Hz para o jogo FPS mais rápido ou QHD a 165 Hz para experiências mais envolventes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.