Assertividade na construção de informações do seu currículo
Não existe um currículo perfeito, no entanto, é possível que direcione o currículo de maneira assertiva para que aumente as suas chances de se colocar ao mercado de trabalho.
Por isso, a maneira como você constrói um currículo é importante para que possa chamar a atenção do recrutador mediante todas as opções.
Sendo assim, a forma como você elabora as informações dentro desse documento aumenta sua chance de ser chamado para uma entrevista de emprego. Veja quais são os pontos importantes na construção da narrativa de suas experiências profissionais.
Objetivo
Primeiramente, é importante ter clareza sobre esse objetivo. Isso porque não adianta você ter um objetivo em uma determinada área e direcionar seu currículo para outra.
Por isso, o seu objetivo não é somente o que você coloca no papel, também diz respeito a maneira como você busca por um emprego e para qual vaga você está se candidatando.
Além disso, é importante se atentar a outros pontos como informações pessoais, para que não sejam excessivas. Bem como, atente-se aos seus contatos, já que é importante que estejam atualizados. Por isso, verifique seu endereço de e-mail para que não seja um diminutivo ou um apelido.
Construção de sua trajetória profissional
Construa as informações referentes à sua trajetória profissional de uma forma assertiva e direcionada. Isso significa que primeiramente deve-se atentar a ordem cronológica inversa de suas experiências, ou seja, da última ou atual para as anteriores.
No entanto, as informações precisam ter clareza e dados sólidos, como datas e funções, por exemplo. O resumo de suas atividades precisa ser focado nos pontos principais pertinentes às suas atividades.
Sendo assim, se atente aos pontos comuns em todas as empresas. Já que as particularidades serão melhor esclarecidas em uma futura entrevista de emprego.
Formação acadêmica
A formação acadêmica segue a mesma lógica da construção das informações de sua trajetória profissional. Da mesma forma, deve colocar as informações em ordem. Sendo assim, se atente aos pontos principais, não insira informações irrelevantes como o ensino médio, por exemplo.
Já que o que direciona a sua carreira é a faculdade e pós-graduação, por exemplo. Por isso, essas informações são desnecessárias.
Da mesma forma, durante a construção de sua experiência profissional não é relevante colocar seus empregos anteriores, caso sejam muito antigos e desconexos de sua área de atuação atual.
Você entenderia suas informações?
Esses pontos são algumas das possibilidades de melhoria em seu currículo. Entretanto, é importante que você mesmo avalie o quanto suas informações estão claras para uma pessoa que não conhece você e não sabe nada sobre a sua experiência profissional. Dessa forma, poderá viabilizar ajustes e direcionar sua carreira para o sucesso.