As Manifestações de 2013: atualidades no Brasil
As Manifestações de 2013: tudo o que você precisa saber
As Manifestações de 2013 foram ocasionadas, principalmente, pelo aumento das tarifas de ônibus em todo o Brasil.
Porém, logo o movimento tomou grandes proporções e gerou grandes consequências para o país, entre elas, o Impeachment de Dilma Rousseff.
Assim, não é de se surpreender que o evento apareça nas mais variadas provas dentro de questões de Atualidades. Dessa maneira, é fundamental que você saiba o que foram as Manifestações de 2013.
Manifestações de 2013: Introdução
As Manifestações de 2013 aconteceram devido à uma série de insatisfações do povo brasileiro, principalmente em relação ao governo federal e ao aumento das tarifas no transporte público nas capitais do país.
Manifestações de 2013: Início
O motivo inicial que ocasionou as manifestações em todo o país foi o aumento nas tarifas de ônibus, que havia sido decretado pelo Governo Dilma. Porém, logo os manifestantes começaram a levar outras questões de insatisfação também para as revoltas.
É valido destacar que o principal objetivo das manifestações foi alcançado, uma vez que o aumento nas tarifas foi revogado.
Manifestações de 2013: Visibilidade
No início, a polícia militar tentou reprimir fortemente o movimento. Porém, logo as manifestações conquistaram a simpatia da mídia e da maior parte da população. É justamente por esse motivo que os acontecimentos de 2013 se posicionam como a maior manifestação nas ruas desde aquela que levou ao impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992.
As manifestações de 2013 trouxeram novamente para as ruas o povo para lutar por mudanças, sejam elas no transporte público ou nas escolas. Em São Paulo, alguns manifestantes pediam mudanças nas legislações que proibiam o direito ao aborto. Outros, ainda, iniciaram o movimento FORA CUNHA, exigindo a saída do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Ainda, as manifestações uniram as mais variadas classes sociais do país, incluindo aquelas mais pobres e aquelas mais abastadas.
Logo, o movimento também se tornou contra o governo federal, exigindo o Impeachment de Dilma Rousseff.
As Manifestações de 2013: Lema
As manifestações de 2013 reuniram milhares de pessoas nas ruas em várias cidades que possuíam alguns lemas. Em especial, podemos destacar “Vem! Vem pra rua! Vem” e “O Gigante Acordou”.
As Manifestações de 2013: Consequências
As manifestações deixaram para as novas gerações a prova que as mobilizações da sociedade podem alcançar diversos resultados. Além disso, o movimento demonstrou também como é possível organizar grandes eventos a partir das redes sociais.
Porém, a principal consequência das manifestações é o início do processo de Impeachment da presidente Dilma. Grande parte do povo deixou clara a sua insatisfação com o governo federal, o que desencadeou a movimentação dos deputados para iniciar o processo de Impeachment.