O impeachment de Dilma Rousseff: resumo sobre o evento

O impeachment de Dilma Rousseff: tudo aquilo que você precisa saber

O impeachment da presidente Dilma ocorreu no ano de 2016. Dessa maneira, o evento aparece em diversas questões de Atualidades, por ser muito recente.

Existem diversos antecedentes que causaram o impeachment. Porém, ele também causou uma série de consequências para o país que podem ser exploradas por provas.

O impeachment de Dilma Rousseff: Introdução

No ano de 2014, iniciou-se uma grave crise econômica no Brasil. Nesse mesmo ano, Dilma Roussef, do PT,  venceu as eleições no segundo turno contra o candidato Aécio Neves, do PSDB.

Esse seria, então, o segundo mandato de Dilma. Porém, logo no início, diversos atritos entre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB e a então presidente do país puderam ser observados.

O impeachment de Dilma Rousseff: Quem era Dilma?

Dilma Vana Rousseff foi eleita a primeira presidente mulher do Brasil no dia 1 de janeiro de 2011, com 56,05% dos votos válidos no segundo turno. Seu adversário era o candidato do PSDB José Serra.

Dilma havia sido ministra de Minas e Energia e Ministra Chefe da Casa Civil do Brasil no governo Lula.

O impeachment de Dilma Rousseff: Causas

O impeachment de Dilma foi sustentado por uma série de justificativas. Entre elas, podemos citar:

  • A acusação de crime de responsabilidade fiscal
  • Desrespeito à lei orçamentária
  • Dilma teria forjado as contas públicas
  • O doleiro Alberto Youssef afirmou que Dilma sabia do esquema de corrupção da Petrobras

O impeachment de Dilma Rousseff: Crise política

As notas do Brasil nas agências internacionais de classificação de risco não eram boas. O país estava entre as nações com alto risco para investir. Com isso, os investidores retiravam o capital dos centros financeiros brasileiros, contribuindo ainda mais para a crise.

Ainda, devido à crise econômica, a população passa a realizar uma série de manifestações nas ruas contra o alto custo de vida no país, que ficariam conhecidas como Manifestações de 2013.

Além disso, Dilma não tinha maioria no Parlamento. Dessa forma, a presidente não conseguia aprovação de leis e projetos por ela idealizados ou sustentados.

O impeachment de Dilma Rousseff: Desfecho e Consequências

Em 2015, Eduardo Cunha anunciou que existiam 50 pedidos de impeachment protocolados na Câmara dos Deputados contra Dilma.

O impeachment ocorreu no dia 31 de agosto de 2016. A presidente, então, foi afastada do cargo. Porém, Dilma não perdeu os seus direitos políticos. Assim, ela pode voltar a concorrer a cargos políticos caso desejar.

Seu vice, Michel Temer, assume a presidência do país. Temer governou até 2018.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.