As ações interligadas no Marketing Digital
As ações dentro do marketing digital são interindependentes, uma vez que se complementam.
O marketing digital possui muitas estratégias, e sendo assim, é necessário analisar qual é ação mais viável para alcançar os resultados da marca.
As estratégias de marketing estão são contextualizadas, ao passo que são interligadas.
Objetivos da empresa
Assim sendo, precisa definir os objetivos da sua empresa, pois também podem ser vários.
O que a sua marca precisa neste momento:
- Gerar leads?
- Melhorar a conversão?
- Entender a jornada do cliente?
- Ter um produto foco?
- Lançar um produto novo?
Cada uma dessas perguntas é referente a uma necessidade da marca. Sendo assim, ainda há a possibilidade de que a empresa insira duas estratégias para a mesma ação. Ou ainda, faça uso de várias estratégias para um único objetivo.
Ainda é possível que a marca tenha um objetivo determinado pelo outro. Assim sendo, alcançar um foco leva a marca até o outro.
Adaptação Estratégica
As estratégias de Marketing digital são adaptáveis, de modo que não há uma única estratégia para um determinado fim.
Assim como tudo dentro do marketing digital, a estratégia é moldada à necessidade. No entanto, isso não quer dizer que ela está descaracterizada.
Se desejar gerar Leads pode fazer uso do Marketing de Conteúdo, por exemplo. Entretanto, dentro do Marketing de conteúdo há várias estratégias. Por exemplo:
Elaborar um Blog;
Produzir vídeos;
Regras do SEO;
Podcasts, por exemplo.
Assim sendo, há várias formas de gerar conteúdo. Os emails marketings, por exemplo, são formas de conteúdo gerado e enviado diretamente ao cliente.
Atração e Conteúdo
Até mesmo os ebooks são formas de atração e conteúdo. Por isso, antes de pensar em estratégias de Marketing, defina os objetivos. Assim sendo, analise se não é viável fazer vários planejamentos, e incluí-los em um maior.
Dessa forma, poderá acompanhar seus resultados e ajustar as ações, ou desassociá-las.
Pode usar o Trello com ferramenta de Gestão, e acompanhar tudo através de um cronograma.
Para ter sucesso nas ações de marketing, deve analisar as estratégias.