A Medida Provisória (MP) 1.090 de 2021, que prevê a renegociação de débitos para estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi aprovada.
Segundo o texto, a possibilidade é válida para quem contratou o financiamento até o segundo semestre de 2017 e não conseguiram completar os pagamentos.
O desconto pode chegar até a 77% do valor total negociado. No entanto, para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o abatimento pode ser de até 99%.
Segundo as informações, a renegociação de dívidas do Fies atenderá mais de 1 milhão de estudantes, com um acúmulo de R$ 35 bilhões em contratos. Conforme o Ministério da Educação (MEC), estão sendo considerados 2,6 milhões de contratos ativos do Fies.
Tais contratos foram abertos até 2017 e somam um saldo devedor equivalente a R$ 82,6 bilhões. Desse total, 48,8% (1,07 milhão) estão inadimplentes há mais de 360 dias. Assim, a medida foi aprovada para facilitar o pagamento dos atrasados.
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes de cursos superiores oferecidos por instituições de educação superior privadas inscritas. Para integrar o programa essas instituições precisam ter avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.