Aprenda como fazer mudas de samambaia havaiana

Confira o passo a passo para cuidar desta bela planta

Samambaias dão aquele ar de casa de avó para qualquer cantinho. Afinal, são plantas exuberantes. Existem cerca de 12 mil de espécies de samambaia e, nem assim, sendo tão populares e abundantes, é fácil acertar o cultivo. Portanto, aprenda aqui como fazer mudas de samambaia havaiana.

Essas plantas são de área de floresta úmida, ou seja, um lugar muito chuvoso, protegido de sol forte, onde a umidade do ar é altíssima. Por isso, elas odeiam vento. Sendo assim, aproveite e já memorize essa dica: não coloque sua samambaia havaiana exposta ao vento.

Cuidar de plantas não é uma tarefa fácil, mas com essas dicas você aprenderá a fazer mudas de samambaia havaiana. Além disso, saberá como cuidar da sua planta para que ela fique linda e exuberante, com suas folhas e galhos nutridos e bem verdinhos.

A samambaia é uma planta que costuma ser colocada no alto. Assim, quando suas folhas crescem elas “despencam” e deixam o ambiente decorado, bonito e verde. Por isso, é fácil de colocá-las em áreas que ficam ao redor da casa, como as varandas, e orna muito bem com esse tipo de ambiente.

Aprenda como fazer mudas de samambaia havaiana
Aprenda como fazer mudas de samambaia havaiana. Foto: Canva Pro

Como fazer mudas de samambaia havaiana?

Primeiramente, saiba que sua samambaia havaiana gosta de umidade. Portanto, nunca deixe o substrato seco ou muito encharcado.

Como cuidar de samambaia havaiana?

Antes de saber como plantar a espécie, é importante prestar atenção às dicas sobre como cuidar de uma samambaia havaiana. Assim, quando você for realizar o plantio já estará a par de tudo o que é necessário para manter sua planta viva e saudável.

Primeira dica: regue por imersão

É muito comum o substrato da samambaia ressecar. Isso porque, geralmente, ela está presa no alto. Então, para garantir que a terra não resseque, é preciso realizar a rega por imersão. No entanto, tenha cuidado para não encharcar e, assim, matar a planta.

Para fazer isso, pegue a sua samambaia e coloque dentro de um recipiente que possua a mesma altura da borda do vaso. Em seguida, encha esse recipiente com água. Não se esqueça de plantar a sua samambaia em um vaso que possa drenar a água.

Adube com cálcio

O cálcio líquido é ideal para recuperar a saúde da sua samambaia, especialmente se ela estiver com aparência desagradável. Sendo assim, para utilizar o cálcio, você pode colocá-lo na água que utilizará para imersão cerca de uma vez por mês.

Coloque um gancho longo

Geralmente, o vaso para samambaia vem com um gancho pequeno, que mede cerca de 40 cm. Porém, esse tamanho não é ideal para essa planta.

Então, troque o gancho de 40 cm por um gancho maior, aproximadamente com o dobro do tamanho, ou seja, com 80 cm. Além disso, não prenda o gancho no vaso da planta, mas no pratinho.

Como fazer mudas de samambaia havaiana?

Agora que você já sabe que irá precisar para cuidar da sua planta, vamos aprender como realizar o plantio.

Em primeiro lugar, a samambaia havaiana possui uma sujeirinha por baixo que é proveniente de alguns galhos que acabam secando. Por isso, antes de tudo realize a limpeza dessa sujeira. É algo normal, mas que você deve remover. Para isso, você pode cortar com uma tesoura.

Feito isso, está na hora de retirar a mudinha. Para retirar, separe uma pequena quantidade de galhos e puxe com bastante cuidado. É necessário puxar de forma que a raiz venha junto. Porém, separe cuidadosamente, pois alguns galhos secos vêm juntos.

Além disso, retire a muda das bordas do vaso, nunca do meio. Em segundo lugar, prepare um vaso com bastante drenagem e um substrato bem soltinho. Isso é fundamental, porque, como você já aprendeu, a samambaia havaiana gosta de bastante umidade, mas não gosta de ser encharcada.

Com o substrato no vaso, faça um pequeno buraco com o dedo e insira a samambaia. Lembre-se de fazer o buraco no centro do vaso, pois a planta vai crescendo e se espalhando. Outra opção é realizar o plantio de forma mais espalhada.

Por último, outro ponto importante é deixar o substrato já úmido para realizar o plantio. Mas, lembre-se: se o solo estiver úmido não é necessário fazer a rega, para que a planta não fique encharcada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.