Apple Vision Pro: como funciona o óculos de realidade virtual?

Um dos produtos mais cobiçados do mercado: o Apple Vision. Descubra quanto custa, sua origem, componentes e tudo sobre o lançamento da tecnologia de realidade virtual.

Nos últimos dias, um dos lançamentos mais populares no mercado de tecnologia foi o Apple Vision Pro. O óculos de realidade virtual de uma das marcas mais competitivas no cenário tecnológico, inovando mais uma vez nos produtos.

Então, se você ainda não sabe como ele funciona, e nem qual o valor de venda, continue acompanhando este conteúdo. Afinal, separamos uma matéria completa sobre o produto, e as primeiras impressões de usuários.

O que é a realidade virtual?

A realidade virtual é uma tecnologia com forma de imersão completa para o usuário. Assim, o mundo digital dos computadores, celulares e outros dispositivos é transportado para uma dinâmica 3D, em que o usuário tem uma percepção maior.

Dessa maneira, é como se você estivesse dentro de um mundo de fantasia, onde a sua tela se torna o ambiente “real”. Então, é possível ver e até mesmo ter as percepções do local de forma completamente digital, e quem controla tudo isso é o próprio usuário.

Esse tipo de tecnologia, com os óculos de realidade virtual, se tornou muito popular através dos jogos digitais. Porém, nos últimos tempos acabou migrando também para outras áreas e atividades, atingindo mais nichos de aproveitamento.

O Apple Vision Pro

O óculos de realidade virtual da Apple já é um sucesso, antes mesmo do lançamento. Afinal, a empresa conseguiu incluir essa tecnologia também no uso diário, tornando uma forma atrativa e dinâmica de realizar atividades simples na rotina.

Assim, ao contrário de suas concorrentes, que apostaram em uma visão com foco maior no mundo gamer, a Apple trouxe o produto para o usuário tradicional de tecnologia, ampliando o alcance geral da marca e das vendas.

O produto possui uma dinâmica incrível, com saídas de som, iluminação interna e identificação de movimento externo. Além disso, ainda conta com alguns componentes de fábrica para melhorar o uso e aproveitamento:

  • Carregador portátil de 3600 mA;
  • Protetor para lentes;
  • Dois tipos diferentes de suporte para cabeça;
  • Alto faltantes na correia lateral.

Ainda, o ajuste interno é feito com base em um mapeamento tridimensional do rosto de cada usuário. Assim, a intenção é facilitar ainda mais a imersão, criando um acessório que impede totalmente a entrada de luz externa, moldado de forma quase personalizada.

Leia mais: Apple trabalha em recursos de IA que não precisem de internet para linha do iPhone

As versões anteriores do óculos de realidade virtual

Antes, os óculos de realidade virtual eram feitos para jogos e alguns outros conteúdos de lazer. Por exemplo, alguns consoles como o Ps4 e Ps5 apresentam compatibilidade em diversos títulos para esse tipo de tecnologia.

Além disso, alguns deles são bem baratos, custando cerca de R$400,00 ou R$500,00, mas somente disponível para games. O sucesso foi tão grande, que as empresas desenvolvedoras começaram a planejar a expansão do modelo.

Com isso, nasceram outros protótipos para diferentes maneiras de uso, até chegar ao Apple Vision, que é a próxima fase na imersão digital. Porém, ainda podemos esperar muito mais inovações nesse segmento de adaptação da realidade virtual para o dia a dia.

Primeiros produtos já com usuários

Ainda, nos últimos dias alguns usuários na Europa e Estados Unidos já foram vistos usando o Apple Vision, segundo matéria do G1, site de notícias da Globo. Assim, vídeos de pessoas no metrô, academia e até na rua viralizaram por conta da novidade.

Além disso, alguns usuários iniciais também já disponibilizaram resenhas sobre o produto, que apresenta várias avaliações positivas. Ainda, alguns pontos negativos sobre o óculos de realidade virtual ficaram por conta do conforto durante o uso prolongado.

Leia também: Proteção para iPhones roubados será lançada pela Apple em alguns dias; veja novidade!

O que podemos esperar dos óculos de realidade virtual

Então, agora que o novo produto da Apple está no mercado, é importante saber o que esperar dessa nova tecnologia. A intenção do óculos de realidade virtual é tornar a vida dos usuários mais simples e adaptada.

Porém, no momento ele possui um valor de mercado bem acima do poder de compra do usuário médio. Com o lançamento, o Apple Vision chega ao Brasil custando cerca de 17 mil reais (o que pode variar de acordo com a cotação do dólar no momento da compra).

Portanto, ainda está longe de ser um produto acessível para a maioria da população. Como outras tecnologias, a tendência é que o preço estabilize e nos próximos anos as ferramentas de realidade virtual estejam presentes em cada vez mais domicílios.

Outros óculos de realidade virtual no mercado

Antes do lançamento do Apple Vision, outras empresas no mercado também tentaram emplacar seus produtos de realidade virtual, mas sem sucesso. Por exemplo, a própria Meta criou um modelo similar, que foi lançado antes da versão da Apple.

O grande problema foi apostar no marketing focado apenas para jogos, o que tirou a visibilidade do produto e fechou o público para um nicho específico. Dessa maneira, o lançamento do Meta Quest acabou não saindo como o planejamento.

Então, a grande aposta da Apple foi criar uma propaganda com foco em todos os tipos de usuários, não somente o público de jogos digitais. Como resultado, a pré venda do dispositivo chegou à marca de 160 milhões de dólares, antes mesmo do lançamento.

Como a realidade virtual pode ajudar no dia a dia

Por fim, é importante lembrar que a realidade virtual não é uma tecnologia somente para quem joga ou trabalha com o digital. Assim, separamos mais algumas funções que podem ser úteis para quem busca conforto e facilidade em outros tipos de atividades:

  • Facilidade de acessar conteúdos de forma imersiva;
  • Acesso a material audiovisual (música, filmes e outros) em uma experiência única;
  • Chamadas de vídeo com otimização;
  • Imersão 3D;
  • Melhoria no aprendizado;
  • Visualização de materiais, reformas, mudanças em tempo real.

Ainda, existem várias outras vantagens que os óculos de realidade virtual podem trazer aos usuários. Por isso, vale a pena verificar como essa ferramenta se encaixa em sua rotina de estudos, aprendizado ou até mesmo de lazer.

Então, agora que você já descobriu como funciona essa tecnologia do momento, que tal conhecer outras, aqui no blog? Temos conteúdos diários sobre as principais novidades do mercado, tendências e os próximos passos da evolução tecnológica no mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.