Análises diversas e o seu planejamento financeiro pessoal
O planejamento financeiro pessoal requer análises diversas sobre a sua rotina para que possa direcionar valores para as suas metas pessoais. Sendo assim, para elaborar o seu planejamento financeiro pessoal é importante que faça uma divisão sobre os valores referente aos seus gastos fixos e seus gastos variáveis.
Gastos fixos e variáveis
Por via de regra, são gastos fixos os valores referentes às contas de consumo. Por exemplo: fornecimento de energia elétrica, água, internet, telefone, supermercado etc.
Já os demais gastos são seus gastos variáveis. Sendo assim, é importante que você direcione valores para as finalidades impreteríveis e verifique seus hábitos para saber quais podem ser modificados, gerando economia, ainda que seja relativamente baixa.
Trocas financeiramente viáveis
O foco de um planejamento financeiro pessoal deve ser seus hábitos. Por isso, é importante que verifique o que pode ser modificado e quais são as trocas financeiramente viáveis que você pode fazer no momento.
Por exemplo, é possível trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Bem como, você pode cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming. São pequenas trocas que geram economias relativamente baixas, mas que podem fazer bastante diferença em longo prazo.
Sendo assim, é importante realizar esse mapeamento e o controle de sua rotina, principalmente no início do seu planejamento financeiro pessoal.
Alimente o hábito da poupança
Além disso, dentro de um planejamento financeiro pessoal é muito importante que você veja a poupança como um hábito. Por isso, direcione valores economizados para uma poupança com a finalidade de elaborar uma reserva de emergência.
Posteriormente, conforme as suas finanças melhorarem, você poderá adicionar valores cada vez mais fixos e elevados.
Analise a sua rotina e verifique quais são as pequenas trocas possíveis
Sendo assim, é importante que você analise a sua rotina e verifique quais são as pequenas trocas possíveis e economias geradas.
Dessa forma, você pode focar em seus hábitos, ao passo que você mesmo passará a questionar naturalmente o seu consumo.
Uma vida sem excessos
Além disso, você pode verificar possíveis excesso de produtos que estejam em bom estado de conservação para que você possa vendê-los pela internet, gerando um valor extra para iniciar o seu planejamento, por exemplo.
Certamente, o importante é que você direcione seus hábitos para que em longo prazo você possa ter um relacionamento financeiro saudável e alcançar seus objetivos em curto, médio e longo prazo.