A Sintaxe é o ramo da Gramática que estuda a estrutura das palavras, frases e períodos que se combinam em enunciados. Ela faz um estudo da disposição das palavras dentro das frases, das frases nas orações e das orações nas sentenças.
Enquanto a morfologia se dedica ao estudo da estrutura das palavras e a fonologia tem objetivo estudar os sons e fonemas, a sintaxe se preocupa com a relação das palavras entre si, com a oração e com o discurso.
Com o estudo da oração dentro do período, é possível analisar o sentido da frase bem como a ordem correta das palavras dentro da oração. A Sintaxe classifica os termos da língua portuguesa em sujeito, predicado, objeto, adjunto adnominal e adverbial, complemento nominal, aposto, vocativo, dentre outros.
Tanto quem lê quanto quem escreve precisa estar a par dos conhecimentos de sintaxe, pois ele é fundamental na hora da construção e leitura dos textos. Portanto, é necessário aplicar corretamente o uso de frases, orações e períodos para que os textos se tornem compreensíveis para quem os leem.
Relações sintáticas
As relações sintáticas determinam as possibilidades de estrutura das palavras.
Exemplo:
- Maria trabalhou ontem à noite.
– Maria: agente da ação expressa pelo verbo trabalhar.
– Ontem à noite: momento em que a ação foi realizada.
Função Sintática
As funções sintáticas estão relacionadas com a função que cada palavra desempenha no enunciado ao se relacionar com as demais. Desse modo, as palavras exercem funções específicas ao estabelecer uma relação sintática com os elementos de um enunciado.
Ou seja, analisar sintaticamente significa apontar cada estrutura e quais as relações e funções dos vocábulos que a compõe. A função sintática possui os seguintes elementos: sujeito, predicado, predicativo, objetos, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo e aposto.
Análise Sintática
A análise sintática estuda a função e a relação de cada elemento da sentença. É a partir daí que compreendemos a formação dos componentes da oração. A sintaxe é responsável por organizar e estruturar os sintagmas que serão combinados nas sentenças.
A associação de palavras dos enunciados é regulada pela sintaxe. Através da sintaxe que se determina as sequências e combinações que são possíveis de realizar no interior das estruturas sintáticas
Classificação da análise sintática
A classificação da análise sintática leva em conta cada termo da oração. Os termos da oração são divididos em: essenciais, integrantes e acessórios. Conheça cada um deles:
Sujeito – O sujeito é um termo essencial da oração. A depender da quantidade de núcleos presente no sujeito, ele pode ser simples ou composto. O sujeito se classifica como determinado, indeterminado ou oculto.
Predicado verbal – Também considerado termo essencial da oração, o predicado verbal possui verbos transitivos, verbos intransitivos e verbos de ligação. Algumas frases possuem ainda o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto.
Complemento verbal – O complemento verbal é um termo integrante da oração e tem como função integrar o sentido dos verbos e substantivo presentes. Os verbos se dividem em diretos e indiretos, mas podem também ser diretos e indiretos ao mesmo tempo.
Complemento nominal – Termo integrante da oração, o complemento nominal tem a função de completar o sentido de um nome, que pode ser advérbio, substantivo ou adjetivo.
Agente da passiva – Agente da passiva é um termo integrante que aparece apenas em orações na voz passiva analítica. O termo indica quem pratica a ação. O agente da passiva vem sempre seguido de preposição.
Adjunto adnominal – É um termo acessório, geralmente representado por adjetivos, artigos, locuções adjetivas, numerais e pronomes, o adjunto adnominal atribui características a um substantivo, consideradas o agente da ação.
Adjunto adverbial – O adjunto adverbial é um termo acessório da oração, usado para modificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio, indicando uma circunstância e transmitindo uma ideia de tempo, modo, intensidade, etc.
Aposto – O aposto é um termo acessório da oração que tem a função de acrescentar informações a outro termo de valor substantivo ou pronominal e que esteja sintaticamente relacionado com ele.
Sintaxe: elementos que compõem a sentença
Os elementos que compõem uma sentença são: frases, orações e períodos. É fundamental entender o conceito desses elementos para compreender o sentido da sintaxe.
Frases – As frases são enunciados de sentido completo que podem se formar por uma ou por várias palavras, podendo ou não conter verbos em sua estrutura.
As frases são classificadas em:
- Frases declarativas: aquelas que informam ou declaram algo, podendo ser afirmativas ou negativas;
- Frases interrogativas: aquelas que indicam perguntas ou questionamentos. As frases interrogativas podem ser diretas ou indiretas, sendo que a principal diferença entre elas é que a interrogativa direta vem sempre acompanhada de interrogação;
- Frases imperativas: aquelas que denotam um pedido, uma ordem ou um conselho. Assim como as frases declarativas, as frases imperativas podem ter um sentido positivo ou negativo;
- Frases exclamativas: as frases exclamativas são as expressões que indicam uma emoção ou estado emotivo;
- Frases optativas: são aquelas frases optativas utilizadas para expressar um desejo.
Orações – As frases compostas por verbo ou locução verbal são chamadas de oração. As palavras que compõem as orações se relacionam entre si e cada termo da oração desenvolve uma função sintática. A oração possui alguns elementos que são fundamentais em sua construção: sujeito, predicado, complemento e adjunto.
Períodos – Os períodos são as frases composta por orações. Os períodos dividem-se em: período simples – quando é formado por apenas uma oração – e os períodos compostos – aqueles formados por duas ou mais orações.