Alimentação saudável: dicas para uma dieta equilibrada

alimentação saudável é muito cobiçada por todas as pessoas, mas nem sempre entra na casa de todo mundo. Até porque, manter uma alimentação equilibrada pode ser um grande desafio em um universo no qual temos contato constante com publicidade voltada aos fast-food da vida, por exemplo.

Porém, exercitar o autocontrole, nesses casos, é importante para o nosso corpo, nossa mente e nossa vida de forma geral.

Por isso, reunimos, neste conteúdo, uma série de informações sobre essa temática. Não deixe de acompanhar!

Dicas para uma alimentação saudável

Obviamente, a quantidade de cada nutriente e as necessidades nutricionais de cada pessoa são diferentes. Por isso, embora existam dicas de alimentação saudável, é importante que você nunca substitua o acompanhamento do nutricionista por elas, combinado?

Este conteúdo tem o propósito de ajudar você a pensar sobre a sua alimentação, não prescrever dietas infalíveis. 😉

Vejamos as nossas considerações:

1. Prefira descascar, ao invés de desembalar

Primeiramente, procure pensar sobre o seu hábito na cozinha: você costuma desembalar os alimentos, ou descascar?

Pensar sobre essa pergunta faz toda a diferença quando estamos tentando investir em uma alimentação saudável. Isso porque, quanto mais nós desembalamos os alimentos, maiores são as chances de estarmos consumindo preparos que são industrializados, correto?

Portanto, avalie como tem sido a sua rotina alimentar e considere a possibilidade de substituir biscoitos, que são desembalados, por frutas, que são descascadas, por exemplo. 🙂

2. Cuide da sua hidratação

A água é um alimento, embora nem todo mundo pare para pensar sobre isso. E como um alimento indispensável, ela faz toda a diferença na nossa rotina.

Quando não bebemos água de acordo com o que o nosso corpo precisa, podemos ficar indispostos, com dor de cabeça, mal-estar, mais fome, entre outros efeitos. Sem contar que a água é essencial para que o corpo sobreviva, não é mesmo?

Por isso, para investir em uma alimentação saudável, lembre-se de beber a quantidade de água ideal para o seu corpo.

3. Opte por grãos integrais

Os grãos integrais também são ótimas alternativas para uma alimentação saudável. Eles possuem mais fibras e podem melhorar o trânsito intestinal, ao mesmo tempo em que é capaz de aumentar a sensação de saciedade ao longo do dia.

As fibras também minimizam a absorção de gordura, o que contribui para o mantimento do peso ideal.

4. Coma salada em todas as refeições principais

As saladas contêm nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, são grandes aliadas do processo de emagrecimento, uma vez que aumentam a sensação de saciedade por conta das fibras.

A salada também contribui para a beleza, para a imunidade, saúde dos tecidos, saúde muscular, enfim! São um combo que não pode faltar nas nossas refeições principais – e podem até entrar nos lanchinhos.

5. Cuidado com o consumo de açúcar e gordura

Por fim, se você realmente quer aderir a uma alimentação saudável, considere cuidar com o consumo de açúcar e gordura.

É muito importante reduzir a ingestão de frituras, bebidas açucaradas, doces no geral, etc., pois, muitas vezes, são alimentos com baixo valor nutricional e altas calorias, que aumentam o peso e podem causar doenças como diabetes e elevar o colesterol.

Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.