ALERTA: Estes locais terão CHUVAS de até 150 mm em Agosto. Confira lista

Previsão de Precipitação para Agosto: Impactos na Agricultura e Temperaturas

Em relação à precipitação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem previsões para o mês de agosto. Essas previsões são baseadas em uma comparação com a climatologia, ou seja, a média histórica do mês.

Precipitação nas Regiões Norte e Nordeste

No Norte e Nordeste do Brasil, o Inmet prevê um volume de precipitação próximo ou ligeiramente abaixo da média do mês. No noroeste da Região Norte e na costa leste do Nordeste, os valores podem ser inferiores a 100 milímetros (mm).

No oeste da Região Nordeste, o clima geralmente é seco nesta época do ano. Portanto, o volume de precipitação pode ser inferior a 20 mm ou até mesmo inexistente em alguns locais. Em contrapartida, em áreas do Pará e Amapá, a precipitação pode ser ligeiramente acima da média, ultrapassando 60 mm.

Precipitação nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os volumes de precipitação devem ser próximos ou ligeiramente abaixo da média. No entanto, a ocorrência de chuva localizada no litoral do Sudeste não é descartada devido à passagem de frentes frias pelo oceano, o que pode causar instabilidades.

Neste período, a redução de precipitação na parte central do país é comum, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas ao longo dos dias.

Precipitação na Região Sul

Na Região Sul, a previsão é de volumes de precipitação próximos ou acima da média no leste dos três estados, com valores que podem superar 150 mm. No entanto, no noroeste e oeste do Paraná, a previsão é de precipitação abaixo da média histórica, com volumes inferiores a 70 mm.

Inmet emite aviso de grande perigo. Chuvas muito fortes em cidades do Sul, confira
Atenção para as áreas que ainda estão sendo semeadas por conta do excesso de chuva. Foto: Canva Pro

Impacto na Agricultura

A previsão climática do Inmet para o mês de agosto e seu possível impacto na safra de grãos 2022/23 para as diferentes regiões produtoras indica algumas tendências.

Em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de precipitação manterá baixos níveis de água no solo e poderá favorecer as fases de maturação e colheita dos cultivos de segunda safra. No entanto, persistirá a restrição hídrica aos cultivos em fases reprodutivas, principalmente, em áreas do oeste da Bahia.

Em áreas do Sealba (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia), os acumulados de precipitação poderão ajudar na manutenção da umidade no solo e favorecer as lavouras de terceira safra, como o feijão e o milho.

Em grande parte do Brasil Central, a seca é responsável pela redução do armazenamento de água no solo, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Efeitos da Precipitação na Agricultura

A condição de baixa umidade no solo pode favorecer os cultivos de segunda safra em maturação e colheita, assim como as safras de cana-de-açúcar e café. No entanto, causará restrição hídrica nas lavouras em estágios reprodutivos ou sob deficiência hídrica.

Em áreas do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a umidade no solo será suficiente para atender a demanda hídrica dos cultivos de segunda safra e de inverno. Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar o desenvolvimento reprodutivo do milho segunda safra, além do desenvolvimento dos cultivos de inverno, principalmente, em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No entanto, é necessário prestar atenção às áreas que ainda estão sendo semeadas por conta do excesso de precipitação. Em áreas do norte do Paraná, as precipitações irregulares poderão reduzir os níveis de água no solo e afetar os cultivos em fases fenológicas mais sensíveis.

Temperaturas em Agosto

Ainda em agosto, as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, principalmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar os 28ºC. Em parte da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná, as temperaturas devem ficar entre 20°C e 25ºC.

Além disso, valores inferiores a 10°C também podem ocorrer em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido às massas de ar frio.

A previsão de precipitação e temperatura do Inmet para o mês de agosto tem implicações significativas para a agricultura em diversas regiões do Brasil. É importante para os agricultores considerar essas previsões ao planejar e gerenciar suas atividades de plantio e colheita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.