ALERTA! 6 coisas que fazem o seu celular travar

Talvez você tenha atitudes que prejudicam o aparelho

Imagine uma situação decepcionante: você está usando seu dispositivo móvel e, de repente, ele trava. Dependendo da situação, ter o celular travado é um grande problema, colocando as pessoas em perigo, inclusive.

Agora, vamos explorar os principais fatores que podem levar ao travamento do seu smartphone. Detalharemos as razões que podem causar esses inconvenientes e apresentando soluções simples para restaurar a agilidade do celular.

Principais fatores que podem causar o travamento do celular

1. Armazenamento sobrecarregado

Uma das principais razões para a lentidão do aparelho é o excesso de dados armazenados. Aplicativos pesados e pouco utilizados consomem espaço precioso, afetando negativamente o desempenho do dispositivo.

Para resolver esse problema, é recomendável fazer uma limpeza no celular, desinstalando aplicativos desnecessários. Ademais, é preciso considerar a opção de transferir suas mídias digitais para serviços de armazenamento em nuvem.

2. Falta de atualizações

Não subestime a importância das atualizações do sistema operacional e dos aplicativos. Um sistema desatualizado pode causar instabilidades e travamentos no dispositivo.

Portanto, é essencial verificar regularmente se existem atualizações disponíveis para o seu celular e, caso haja, instale-as imediatamente. As atualizações geralmente trazem melhorias no desempenho, recursos de segurança aprimorados e correções de bugs.

Com essas dicas simples, você poderá evitar muitos dos problemas de travamento e garantir um desempenho mais fluido e eficiente no seu smartphone. Lembre-se sempre de manter seu dispositivo atualizado e fazer uma limpeza regular no armazenamento para garantir o melhor funcionamento possível.

3. Muitos apps em segundo plano no celular

Se você perceber que seu smartphone está apresentando lentidão e travamentos frequentes, pode ser devido a diversos aplicativos abertos em segundo plano. Mesmo quando não estão sendo usados diretamente, esses aplicativos consomem recursos valiosos do dispositivo, como memória RAM e CPU. Encerrar os apps não utilizados pode melhorar o desempenho do smartphone.

4.Cache sem limpeza

Outro fator a considerar é o cache de aplicativos. Embora seja útil para acelerar o acesso aos dados, o acúmulo excessivo de arquivos pode prejudicar o desempenho do celular. Fazer uma limpeza periódica no cache é recomendado para liberar espaço e melhorar a performance do dispositivo. Caso disponível, o recurso RAM Plus pode ser ativado para alocar mais memória RAM para os aplicativos em uso.

5.Personalização excessiva

Além disso, a personalização excessiva do visual do smartphone pode sobrecarregar o sistema e causar travamentos. Recursos visuais, como papéis de parede animados e efeitos de transição, devem ser reduzidos ou desabilitados para melhorar a agilidade e o desempenho do aparelho.

6. Bateria velha

Outro aspecto importante é a bateria. Uma bateria velha e com capacidade reduzida pode ser a causa dos travamentos. Com o envelhecimento, as baterias têm dificuldade em fornecer energia suficiente para o dispositivo, afetando negativamente seu desempenho. Caso o smartphone trave, especialmente quando a carga da bateria está baixa, aconselha-se trocá-la por uma nova em uma loja especializada e autorizada.

Cuidar bem do smartphone é essencial para garantir um manuseio satisfatório. Seguindo essas dicas e resolvendo os problemas mencionados, o seu celular certamente se tornará mais ágil, eficiente e estável.

ALERTA! 6 coisas que fazem o seu celular travar
Talvez você tenha atitudes que prejudicam o aparelho – Imagem: Canva

Sinais de dizem que o smartphone foi hackeado

Mesmo com os sistemas operacionais melhorando a proteção para impedir ataques hackers, ainda existem riscos. Conheça os sinais que indicam que o Android se comprometeu por hackers.

Pop-ups de anúncios e mensagem de erro

Uma maneira de identificar o Android hackeado são aqueles irritantes pop-ups que aparecem no celular. Essas mensagens de erro frequentes que pedem a instalação do antivírus são malwares que comumente roubam dados bancários, tal como monitoram atividades.

Consumo elevado de dados e bateria

Se o celular estiver consumindo muita bateria, pode ser sinal de hackeamento. Mas, é necessário considerar mais fatores, tal como tipo de utilização e idade do equipamento. Se aumentar o consumo repentinamente sem um motivo aparente, veja as configurações em busca de qualquer atividade suspeita. O consumo excessivo dos dados, mesmo com a rotina habitual, indica a presença dos malwares enviando as informações para o hacker.

Aplicativos desconhecidos

A presença dos apps desconhecidos instalados sem autorização ou atividades não autorizadas, por exemplo, e-mails ou chamadas enviadas pelo dispositivo, é um indício forte de hackeamento.

Desempenho lento

Se o aparelho estiver mais lento que o normal, com dificuldades em carregar páginas ou mesmo abrir aplicativos que antes funcionavam perfeitamente, pode ser um alerta de hackeamento.

O que fazer em caso de hackeamento?

Em caso de suspeita de hackeamento do Android, mantenha a calma e tome as seguintes medidas:

  • Instalar e executar um software para segurança que seja confiável;
  • Remover os apps suspeitos, bem como textos estranhos;
  • Executar o software para segurança novamente a fim de garantir que qualquer malware restante tenha a remoção completa.

Caso o problema persista, será necessário restaurar a configuração de fábrica do aparelho. Busque instruções específicas do modelo de celular, fazendo uma pesquisa rápida na Internet. Proteger o Android e permanecer vigilante é essencial para garantir a segurança dos dados pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.