Agronegócio no Brasil: história e atualidades

Confira esse resumo!

Agronegócio no Brasil: tudo aquilo que você precisa saber

O agronegócio brasileiro ganhou destaque na segunda metade do século XX. A partir desse momento, a atividade se expandiu fortemente no país.

Esse tópico é extremamente cobrado em questões de história e geografia das principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e a prova do ENEM.

Agronegócio no Brasil: introdução

O agronegócio, também conhecido como agrobusiness, é o termo usado para definir todas as atividades que envolvem as cadeias produtivas, tanto aquelas agrícolas como as pecuárias.

Agronegócio no Brasil: quando surgiu?

O grande momento do agronegócio no Brasil ocorreu no ano de 1962, quando uma grande importação de gado, visando o aperfeiçoamento da raça Nelore, foi realizada, ainda que existisse, na época, a proibição de importações provenientes da Índia. Para que a importação pudesse ser legalizada, o rebanho inicial teve que passar por um período de quarentena de oito meses.

Agronegócio no Brasil: desenvolvimento

No ano de 1972, dez anos após o marco da consolidação do agronegócio no país, foi criada a EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, com o objetivo de pesquisar e desenvolver a agricultura e a pecuária no Brasil, visando a expansão das atividades e dos lucros da atividade agropecuária.

Agronegócio no Brasil: atualidade

O agronegócio atua, nos dias de hoje ao lado de outros grandes segmentos da economia, conferindo-lhe grande importância no cenário econômico brasileiro. Podemos citar, por exemplo, a atuação dessa atividade no setor primário, em que se encontra a agropecuária, no setor secundário, em que estão as indústrias de transformação de matéria-prima, e no setor terciário, em que se encontram o transporte e a comercialização dos produtos que vêm do campo.

Agronegócio no Brasil: importância

O agronegócio é responsável pelo superávit da balança comercial brasileira, garantindo a recuperação econômica do país quando o mesmo passa por crises, como aquela de 2008.

O setor de agronegócios no Brasil é um dos maiores do mundo. O governo brasileiro possui como meta, atualmente, expandir essa atividade em pelo menos 40% nos próximos anos.

Agronegócio no Brasil: aspectos negativos

Existem diversos críticos do agronegócio nos dias de hoje, Dentre os principais grupos, podemos citar aquele dos ambientalistas, que afirmam que a atividade é responsável por ocasionar uma expansão desordenada das terras cultiváveis no país. Ainda, os mesmos acusam os respondíveis pelo agronegócio de desmatar e de provocar s erosão dos solos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.