Aeronáutica 2022: Saiu o edital com 834 vagas temporárias de nível médio

A Aeronáutica faz saber aos interessados a abertura de novo edital de processo seletivo (Concurso Aeronáutica 2022) para o preenchimento de 834 vagas no Serviço Militar Voluntário

A Aeronáutica faz saber aos interessados a abertura de novo edital de processo seletivo (Concurso Aeronáutica 2022) para o preenchimento de 834 vagas no Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2022. As oportunidades oferecidas pelo edital são para candidatos com o ensino médio completo, com curso técnico em áreas específicas. O salário inicial será de R$3.825.

As oportunidades do edital da Aeronáutica 2022 são para cozinheiro, motorista, motorista bombeiro, arrumador, administração, comunicações, controle de tráfego aéreo, desenho, eletricidade, enfermagem, eletromecânica, eletrônica, informática, laboratório, logística, mecânica de aeronaves, nutrição e dietética, obras, produção de áudio e vídeo, processos fotográficos, pavimentação, radiologia, saúde bucal e topografia.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ser brasileiro, ter idade máxima de 40 anos, ensino médio (e curso técnico, quando exigido) e, até a data de incorporação, no máximo 72 meses de efetivo serviço prestado a qualquer uma das Forças Armadas, contínuos ou não.

O edital conta com vagas para Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica.

Inscrição e etapas do concurso Aeronáutica 2022

Os interessados em concorrer a uma das vagas no concurso da Aeronáutica 2022 poderão se inscrever até 04 de fevereiro de 2022, por meio do site da Aeronáutica . Não há cobrança de taxa.

O certame contará com as seguintes etapas:

  • Entrega de Documentos (ED) – de 9 a 18 de fevereiro;
  • Validação Documental (VD);
  • Avaliação Curricular (AC);
  • Concentração Inicial (CI) – 12 de abril;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU)
  • Avaliação Psicológica (AP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) – de 23 a 26 de maio;
  • Concentração Final (CF) – 6 de junho;
  • Habilitação à Incorporação (HI).

Segundo o que consta no edital, os aprovados em todas as fases serão convocados para o Estágio de Adaptação para Praças (EAP), com duração fixada de 12 meses. A previsão é que o EAP comece no dia 13 de junho.

O certame tem o objetivo de adaptar e preparar os profissionais às condições peculiares do Serviço Militar Temporário e ao exercício das demais atividades concernentes às áreas profissionais em que atuarão.

Durante o estágio, o profissional já fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos correspondentes à graduação de 3º sargento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.