Você conhece o adubo caseiro para flores? Sabe como fazer o seu em casa? Se você tem curiosidade sobre como realizar essa produção, então precisa conferir as nossas dicas incríveis hoje, 18 de fevereiro. Confira tudo e prepare o seu para deixar suas flores lindas.
Saiba mais sobre o adubo caseiro para flores
Quem aí tem o costume de cultivar flores? Então você sabe que nem sempre é fácil manter elas bonitas e nutridas o tempo todo. Muitas vezes, com a correria do dia a dia e rotina, pode parecer difícil encontrar um tempo para cuidar das plantas. Mas, esse processo é muito importante, pois, não só as flores, mas, qualquer tipo de planta ao longo do tempo, vão perdendo nutrientes. Além disso, elas consequentemente acabam morrendo ou ficando mais fracas, com aquele aspecto de ressecadas e feias. Aprenda a fazer nessa publicação um adubo caseiro para flores de forma fácil que pode te ajudar no cultivo e, principalmente, fazer com que elas fiquem cada vez mais saudáveis.
Qual a importância de adubar o solo?
Nem sempre é necessário comprar inúmeros produtos químicos caros para que o solo esteja adubado. Muitas vezes, o adubo pode ser feito de forma totalmente caseira tendo o mesmo efeito ou, até mesmo, um efeito melhor do que os adubos comprados prontos. Os adubos feitos de forma caseira são naturais, não agridem o solo, os vegetais ou as pessoas que convivem no seu lar e, além de tudo, a matéria orgânica é descartada diariamente dentro de casa, podendo ser reaproveitada pelos adubos de forma mais consciente e sem desperdício.
Cascas de ovos, restos de frutas, borras de cafés e frutas podem ser ótimos adubos naturais que você encontra em casa e descarta diariamente. Adubar o solo pode trazer mais energia e nutrientes para as plantas, sendo que cada uma tem o seu tipo de adubo e um tempo correto para ser usado. Tudo depende da necessidade da planta ou do solo.
Os adubos também ajudam a fazer com que as plantas floresçam mais rapidamente e se mantenham firmes e fortes, além de ficarem mais bonitas! Todas as plantas perdem nutrientes durante seu cultivo e, de tempos em tempos, é necessário fazer a reposição dos mesmos para que elas cresçam mais saudáveis. Ou seja, se você quer uma floreira mais saudável e cheia de flores, basta tomar os cuidados necessários como ter atenção ao solo, irrigação e sol, além, é claro, de fazer sempre o bom uso de adubos para que elas fiquem mais saudáveis a cada dia.
Como fazer adubo caseiro?
Para a produção do adubo caseiro, basta utilizar coisas que você já tem em casa e iria descartar como, por exemplo, a casca de banana. A banana é uma ótima fonte de potássio e pode ser utilizada para nutrir o solo dando mais vida às plantas. A parte interna das cascas da fruta, além de tudo, é ótima para limpar e lustrar as folhas das plantas! Ou seja: nada de desperdício! Você vai usar todas as partes da banana de forma correta e deixar sua floreira ainda mais saudável sem precisar de muito esforço ou investimento alto.
Cascas de ovos
Outro tipo de adubo são as cascas de ovo. Ricas em cálcio, elas podem ajudar no crescimento das plantas, basta triturá-las no liquidificador ou com um pilão e, quando elas estiverem como uma farinha, você pode polvilhar sobre o substrato. Conforme a planta é regada, ela vai absorvendo os nutrientes da casca e acaba crescendo lindamente.
Borra de café
Você também pode usar a borra de café no substrato. Após passar a água quente no filtro, basta diluir 100g da borra em um litro de água e deixar descansar por uma semana, no mínimo. Coloque a mistura em um borrifador e aplique. Essa solução também é muito usada como ação repelente, já que pode afastar alguns insetos indesejáveis e, se colocada em um regador, pode ser aplicada diretamente na terra, sendo usada como fertilizante também. Mas tenha atenção a um ponto: quando for utilizada a borra de café como adubo, nunca aplique o pó de café diretamente no solo. Ele precisa ter contato com a água quente para “ativar” os nutrientes.
Restos orgânicos
Algumas cascas de vegetais como abóbora, cenoura e batata são ótimos adubos para o solo e, além de serem achados com facilidade, ainda ajudam a descartar estes alimentos de uma forma mais eficaz e gerando menos lixo.
Uma outra misturinha para tentar: você pode diluir 100ml de leite em 1L de água. Esse líquido é muito potente e possui vários sais e aminoácidos benéficos para o solo. Coloque em um borrifador e aplique na planta com certa frequência.