As etapas da Administração Estratégica
Para que uma empresa seja competitiva, é necessário que sua administração seja estratégica. No entanto, a eficiência dessa estratégia depende de algumas etapas.
Análise de ambientes
Mapear as ameaças e oportunidades do seu negócio é uma forma de identificar suas necessidades.
Por isso, analise os riscos, bem como o que pode ser um fator de melhora para a sua empresa.
Fornecedores, novos negócios, concorrência, ações de marketing. Bem como possíveis parcerias ou tendências de mercado. Todos esses exemplos podem significar oportunidades ou riscos para a sua empresa.
Diretrizes da empresa
Defina o motivo de existência da sua empresa, para que possa basear seus objetivos. Ainda considere alternativas para a sua estratégia. Caso a concorrência não permita a execução direta de um plano, você tem outro.
Por exemplo, você lançaria um produto e seu concorrente lançou semelhante na mesma data. Nessa situação, deve ter outro plano de ação.
Implantação ou Implementação da Estratégia
O foco deve ser o trabalho em equipe. No entanto, essa fase de implementar a sua estratégia deve ser acompanhada. Por isso, faça a gestão do projeto e faça também a sua gestão participativa, assim consegue extrair o melhor da sua equipe.
Pode acompanhar seus projetos através de um cronograma, bem como pode usar o Trello, por exemplo.
Controle dos planejamentos
Avaliar e monitorar sua estratégia é fundamental dentro de um Administração Estratégica. Assim sendo, acompanhe indicadores através de Dashboards. Assim poderá ajustar o planejamento, se necessário.
Todavia, atente-se também aos resultados não mensuráveis de cada ação.
Uma Administração Estratégica antecipa suas demandas, simplifica a gestão e integra a equipe.
Atuar de forma administrativa é uma maneira de atender a necessidade atual do seu negócio sem perder o foco dos objetivos futuros.
Realizar a administração estratégica do seu negócio é um dos caminhos para o seu sucesso!