Acentuação: Veja o que mudou com o último Acordo Ortográfico

O último acordo ortográfico firmado entre os países-membros da CPLP (Comunidade dos Países da Língua Portuguesa) alterou a acentuação de diversas palavras da língua portuguesa. Apesar de, por lei, tais mudanças já serem cobradas, muitas pessoas ainda não conseguiram se adaptar às mudanças.

Contudo, para mandar bem em provas de concursos e vestibulares, é crucial dominar as novas regras de acentuação, pois a escrita correta das palavras conta muito em provas discursivas, como as de redação, por exemplo.

O que mudou na acentuação com o acordo ortográfico?

1. Acentuação das vogais tônicas depois de ditongos decrescentes

Após firmado o novo acordo ortográfico, está eliminado o uso do acento agudo das vogais tônicas (ou seja, aquelas cuja pronúncia é mais forte) “i” e “u” depois de um ditongo decrescente.  O ditongo decrescente ocorre quando a vogal vem antes da semivogal. Desse modo, o acento caiu em palavras como bocaiuvaboiunomaoista e feiura.

2. Acentuação dos ditongos abertos

Muda também a acentuação dos ditongos abertos, que é o encontro de duas vogais pronunciadas em uma mesma sílaba. Antes do acordo, quando havia um ditongo aberto em palavras paroxítonas, cujo acento é na penúltima silaba, o ditongo era acentuado. Nas regras vigentes, não há mais a presença do agudo. Veja exemplos:

  • ideia, plateia, ureia, joia, jiboia, estreia, asteroide, europeia etc.

No entanto, esse acento permanece em ditongos abertos quando as palavras são oxítonas e monossílabas. Portanto, é preciso ter cuidado para acentuar adequadamente.

3. Acentuação de vogais dobradas

Já as palavras com vogais dobradas, terminadas em “oo(s)” ou “eem” que recebiam o acento circunflexo, após o novo acordo não recebem mais. Portanto, palavras como vôo, enjôo, perdôo, abençôo, crêem, lêem e vêem tem uma nova escrita:

  • voo, enjoo, perdoo, abençoo, creem, leem, veem.

4. Acento diferencial

Por fim, temos ainda a queda de alguns acentos diferenciais, que marcam a distinção entre palavras cuja grafia é igual, mas têm significados diferentes. De acordo com as novas regras, os acentos não devem mais ser usados nas seguintes palavras párapêrapêlo, e pólo. Desse modo, agora essas palavras devem ser escritas sem o acento circunflexo: paraperapelo e polo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.