• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Mundo Jurídico Aula - Direitos da Família

Ação é movida para garantir o registro por casais homoafetivos de filhos nascidos no exterior por reprodução assistida

Emanuel Borges por Emanuel Borges
29 de abril de 2025, 00:20h
em Aula - Direitos da Família, Aulas - Direito Civil, Mundo Jurídico
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Em notícia divulgada na última sexta-feira (10/07), o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, contra a União. Assim, o MPF requer que os consulados brasileiros registrem as crianças, nascidas no exterior, filhos de casais homoafetivos por técnicas de reprodução assistida. Portanto, que se registre em nome de ambos os pais/mães, desde que um deles seja nacional brasileiro, com a emissão da respectiva certidão. Mesmo que na certidão local conste apenas o nome de um dos pais/mães. 

Situação jurídica incomum

O Ministério de Relações Exteriores (MRE), pelo seu Manual do Serviço Consular e Jurídico (MSCJ), vem negando esse direito constitucional. Todavia, isso tem criado uma situação jurídica incomum. Isto porque, filhos de casais homoafetivos por reprodução assistida estão sendo registrados devidamente com dupla filiação se nascerem em território brasileiro; no entanto, não possuem tal direito assegurado caso nasçam no exterior e sejam registrados em Representação Consular brasileira.

Convenção de Viena

Por isso, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão buscou explicações junto ao MRE. Assim, informaram seguir o artigo 5°, item f, da Convenção de Viena sobre Relações Consulares, que estabelece, como uma das funções consulares, a de “agir na qualidade de notário e oficial de registro civil, exercer funções similares, assim como outras de caráter administrativo, sempre que não contrariem as leis e regulamentos do estado receptor”.

Entretanto, segundo o MPF, “tal argumento não procede, posto que o Poder Público não pode dar cumprimento a norma ou de tratados internacionais quando importar em violação de princípios e regras estabelecidos na Constituição Federal, assim como na no caso dos autos. 

Assim, não é correto afirmar que a Convenção de Viena sobre Relações Consulares impeça o registro da dupla parentalidade. Especialmente de crianças havidas no exterior por meio de técnicas de reprodução assistida filhas de casais homoafetivos. Isso porque a referida Convenção celebrada em 1963 passou a vigorar em 1967, quando tal situação ainda era inimaginável ao estado da ciência da época”.

Na ação civil pública, além de assegurar o registro ainda que a certidão local conste apenas o nome de um dos pais, o MPF requer ainda a modificação da redação do item 4.4.46 do Manual do Serviço Consular e Jurídico (MSCJ) do Ministério das Relações Exteriores. 

Três filhos e duas histórias diferentes

A ação movida pelo MPF resultante do inquérito civil público foi instaurado a partir de representação de um casal homoafetivo. O casal viu seus três filhos sendo tratados de maneira distinta pelos Consulados Brasileiros na hora do registro. Inicialmente, em 31/03/2016, eles tiveram o primeiro filho, em Katmandu, no Nepal. A criança foi concebida com material biológico do representante e foi gestada por meio de barriga solidária naquele país. Na ocasião, não tiveram dificuldades em registrar o filho.

VocêPode Gostar

Mulher negra sorridente segurando notas de dinheiro com logo do INSS ao fundo

Atenção aposentados! 6 milhões já contestaram descontos indevidos do INSS

11 de novembro de 2025, 13:44h
Mulher sorridente trabalhando no computador em um escritório, com mesa organizada e ambiente de trabalho moderno.

Trabalhar registrado paga menos que ser autônomo? Entenda o que pouca gente sabe

2 de setembro de 2025, 13:44h
Mulher sorrindo segurando dinheiro, com o logo do INSS

Aposentadoria pelo INSS: nova regra torna o processo mais difícil? Descubra agora!

26 de junho de 2025, 17:19h

Posteriormente, no dia 26/09/2016, nasceram os outros dois filhos do casal em Tabasco, no México. As crianças gêmeas também foram concebidas por meio de reprodução assistida, desta vez com material genético do cônjuge do representante, e gestadas em barriga solidária. Todavia, o Consulado Brasileiro em Tabasco negou o pedido de registro do nascimento dos bebês em nome de ambos os pais. A representação consular brasileira fundamentou a negativa argumentando seguir à risca as certidões de nascimento locais que traziam apenas o nome do cônjuge do representante. 

O representante e seu cônjuge ainda argumentaram que em situação análoga o Consulado Brasileiro em Katmandu, Nepal, havia adotado solução diversa. Portanto, registrando o irmão mais velho dos bebês em nome de ambos os pais de modo a salvaguardar direitos fundamentais da criança e do casal. 

Contudo, seus argumentos não foram acolhidos. Os recém-nascidos foram ao fim registrados somente em nome do cônjuge do representante, sem referência e sem o nome do outro pai.

Portanto, “a adoção de soluções diferentes para circunstâncias idênticas em representações consulares do Brasil em Katmandu e em Tabasco rgerou situação anti-isonômica entre os irmãos”. 

Assim, o filho primogênito do casal goza de todos os benefícios e da ampla proteção advinda da dupla filiação;  já os irmãos mais novos foram excluídos do direito à filiação e nome em relação a um de seus pais. 

Entretanto, demonstra-se na representação que o casal tentou solucionar a questão junto ao Itamaraty por meio de sua advogada, porém sem sucesso. Para justificar a negativa, o MRE declarou que não poderia efetuar o registro porque em assim proceder, estaria violando a legislação mexicana”.

Entretanto, o estado de Tabasco não proíbe a gestação por sub-rogação, diferentemente dos argumentos apresentados pelo MRE. No questionamento do MPF, disseram que “em exame detido da legislação mexicana de fato indicava não haver proibição expressa ao registro de nascimento de menores havidos por método de substituição de gestação”. Contudo, alegam seguir a Convenção de Viena para justificar a negativa de registro.

Assim, ressalta o MPF que: “A interpretação jurídica do MRE acerca do tema impediu o registro com dupla filiação de outras crianças brasileiras nascidas no exterior, filhas de casais homoafetivos”.

Evolução da união homoafetiva

Entretanto, para o Estado Brasileiro, a união homoafetiva é entidade familiar, merecedora de especial proteção nos exatos termos do artigo 226 da Constituição da República. Por isso, o Supremo Tribunal Federal (ADI n. 4.277 DF e na ADPF n. 178) já pacificou entendimento sobre a matéria.

Portanto, a referida decisão evoluiu para a garantia dos demais direitos fundamentais que derivam naturalmente do reconhecimento da união homoafetiva como entidade familiar: possibilidade de casamento e constituição de união estável diretamente em cartório; possibilidade de adoção por casais homoafetivo; reconhecimento de parentalidade socioafetiva; registro de dupla parentalidade, entre outros. 

Dessa forma, em 2015, ao julgar o Recurso Extraordinário 846.102 que tratava especificamente a questão da adoção por casal homoafetivo, o STF reafirmou não haver dispositivos legais que possam diferenciam a adoção homoparental da adoção por casais heteroafetivos.

Fonte: Ministério Público Federal (MPF)

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

TREINE SEU QI 📚 100 TESTES ONLINE GRÁTIS 📚

🔍 Concursos por Cidade

📍 Concursos por Estado

🏛️ Concursos Federais 📅 Calendário 📰 Google News
Tags: conselhos de classe e a exigência de registro de empresasConvenção de VienaManual do Serviço Consular e Jurídico (MSCJ) do Ministério das Relações ExterioresRegistro Civil de Pessoas Naturaisregistro por casais homoafetivos de filhos nascidos no exterior por reprodução assistida
Emanuel Borges

Emanuel Borges

Advogado e administrador de empresas. Possui experiência nas áreas cíveis e extrajudicial.

Artigos Relacionados - Posts

Mulher negra sorridente segurando notas de dinheiro com logo do INSS ao fundo
Aposentadoria

Atenção aposentados! 6 milhões já contestaram descontos indevidos do INSS

11 de novembro de 2025, 13:44h
Mulher sorridente trabalhando no computador em um escritório, com mesa organizada e ambiente de trabalho moderno.
Direito Previdenciário

Trabalhar registrado paga menos que ser autônomo? Entenda o que pouca gente sabe

2 de setembro de 2025, 13:44h
Mulher sorrindo segurando dinheiro, com o logo do INSS
Aposentadoria

Aposentadoria pelo INSS: nova regra torna o processo mais difícil? Descubra agora!

26 de junho de 2025, 17:19h
Mudanças nas regras de aposentadoria para 2025. Imagem: Agência Brasil.
Aposentadoria

INSS 2025: Confira se você vai poder se aposentar este ano; veja novas regras

29 de maio de 2025, 00:34h
O Impacto Cumulativo Dessas Mensalidades Associativas ao Longo do Tempo Pode Ser Significativo. Imagem: Notícias Concursos.
ALERTAS

Atenção, aposentados do INSS: saiba como bloquear descontos misteriosos em seus benefícios

26 de outubro de 2024, 18:29h
O Primeiro Passo Para se Aposentar Aos 55 Anos É Obter Uma Compreensão Clara e Profunda De Sua Situação Financeira Atual. Imagem: Notícias Concursos.
Aposentadoria

Aposentadoria aos 55: dicas essenciais para alcançar seu objetivo

29 de maio de 2025, 00:20h
Próxima postagem

Trabalhou em 2018? Governo reabre prazo de saques de até R$1.045

TV NC: Concurso Ministério da Justiça 2021 SOLICITADO com 365 vagas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Imagem com martelo de juiz, livros e óculos, com o texto 'CONCURSO PÚBLICO' sobre fundo claro.

Concursos Tribunais de Justiça encerram inscrições nesta quinta (08); confira vagas e salários

7 de janeiro de 2026, 22:49h
Trabalhadores em linha de produção industrial, realizando tarefas de montagem em ambiente de fábrica.

Fim da escala 6×1: novas regras de jornada para trabalhadores começam a valer quando?

7 de janeiro de 2026, 22:19h
Mãos usando lápis para anotar números e calculadora para fazer cálculos sobre mesa branca

2026 pode ser o seu ano: conheça 7 estratégias para conquistar a independência financeira

7 de janeiro de 2026, 21:39h
Cartela de aposta da Dupla Sena com resultado destacado e logo da Loterias Caixa

Resultado da Dupla Sena 2909: Descubra os números que valem R$ 6,2 milhões

7 de janeiro de 2026, 21:01h
Bilhetes do Super Sete com destaque para resultado da loteria da Caixa

Resultado da Super Sete 795: R$ 500 mil estão esperando por você hoje (07/01)

7 de janeiro de 2026, 21:01h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.