Absolutismo Inglês: como cai na prova do ENEM? - Notícias Concursos

Absolutismo Inglês: como cai na prova do ENEM?

Descubra!

Absolutismo Inglês: como pode cair no ENEM?

O termo “absolutismo inglês” se refere ao período em que o absolutismo monárquico esteve em vigor como sistema de governo na Inglaterra.

O tópico é abordado por diversas questões de história geral, principalmente dentro da prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão da prova do ENEM sobre o Absolutismo Inglês. Confira!

Absolutismo Inglês: questão do ENEM

(ENEM) Que é ilegal a faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu cumprimento.

Que é ilegal toda cobrança de impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio.

Que é indispensável convocar com frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir, afirmar e conservar leis.

Declaração de Direitos. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br Acesso em: 20 dez. 2011 (adaptado).

No documento de 1689, identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:

A) Redução da influência do papa – Teocracia.

B) Limitação do poder do soberano – Absolutismo.

C) Ampliação da dominação da nobreza – República.

D) Expansão da força do presidente – Parlamentarismo.

E) Restrição da competência do congresso – Presidencialismo.

Análise:

A resposta correta para a questão do ENEM é a letra B.

Para responder a questão, devemos ter em mente alguns conceitos importantes sobre o Absolutismo Inglês. Dentre eles, podemos citar a Revolução Gloriosa

A Revolução Gloriosa foi uma revolta que começou no ano de 1688 e que seria responsável pela deposição do Rei Jaime II. O evento foi o responsável pelo início da monarquia constitutional inglesa.

A primeira transformação provocada pela Revolução foi o fim do Absolutismo Inglês. Isso porque, depois do evento, a Inglaterra seria governada por uma monarquia constitucional e não absolutista.

Outra consequência do evento foi a promulgação da  Declaração dos Direitos, que consolidou a monarquia constitucional como forma de governo da Inglaterra. O documento colocava em vigor algumas diretrizes que impediriam futuras tentativas de consolidação de qualquer tipo de absolutismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?