A Turquia: tudo sobre esse importante país!

A Turquia: os tópicos que você precisa dominar

A Turquia é um país cheio de características peculiares e particulares. Além disso, ela já foi um dos principais centros do mundo por muito tempo, principalmente durante a existência do Império Turco-Otomano.

Dessa maneira, não é de se surpreender que muitos tópicos envolvendo a nação turca são cobrados por diversas questões de história e de geografia. Além disso, essas perguntas podem aparecer nos seus vestibulares e no ENEM. Assim, é fundamental que você se prepare e domine o assunto.

A Turquia: Informações gerais

O nome oficial e completo da Turquia é República da Turquia. Além disso, a Turquia é um país que está localizado em dois continentes: a maior parte está na Ásia e a menor parte faz parte do continente europeu. O país é também o terceiro mais populoso da Europa, com 78.665.830 habitantes (dados de 2015), perdendo somente para Rússia e Alemanha.

A Turquia faz fronteira com oito países. São eles: Iraque, Geórgia, Irã, Grécia, Azerbaijão, Armênia, Bulgária e Síria. O país é também banhado pelo Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar de Mámara.

A capital é Ancara e a sua extensão territorial total é de 783.560 km quadrados. O clima predominante é aquele mediterrânico, assim como na Itália e na Grécia. O idioma falado no país é o turco e a religião predominante é o islamismo. Além disso, a moeda usada pelos habitantes do país é a lira turca. O governo turco, atualmente, é uma república parlamentarista, ou seja, a política é comandada por um presidente e um primeiro-ministro.

A Turquia: A cidade de Istambul

Istambul foi, por muito tempo, a capital do país. Porém, no ano de 1923, Ancara é escolhida como nova capital da Turquia.

Mesmo não sendo mais capital, Istambul ainda é uma cidade muito importante. Em primeiro lugar, ela é a única cidade do mundo que possui um território que se divide entre dois continentes (Ásia e Europa). Além disso, ela é a principal cidade do país com 10 milhões de habitantes.

A Turquia: Economia

A economia turca gira em torno de três grandes áreas: agricultura, indústria e turismo. A primeira é responsável pela grande produção de frutas secos (como a tâmara) e grãos, principalmente o trigo. A segunda área se destaca principalmente pelo setor automobilístico: a Turquia é um dos maiores produtores de automóveis do mundo. Ainda em relação à produção industrial, destaca-se também a produção têxtil do país. Por fim, o turismo movimenta a economia turca graças aos 39 milhões de turistas que o país recebe por ano.

A Turquia: Cultura

O Islamismo é a religião de noventa e oito por cento da população turca. E é justamente por isso que a bandeira da Turquia possui uma lua crescente ao lado de uma estrela: porque esse é o símbolo do Islamismo. Porém, no país também existem comunidades judias e católicas.

Os turcos seguem alguns hábitos específicos que fazem parte de sua cultura. Entre eles, podemos citar: o grande consumo de chá, a crença em superstições e o hábito de deixar os próprios sapatos fora de casa.

Além disso, as mulheres turcas que seguem o islamismo cobrem os seus corpos, de forma total ou parcial. Os homens não precisam se cobrir.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.