A trajetória de juros e o cenário desafiador para a convergência da inflação - Notícias Concursos

A trajetória de juros e o cenário desafiador para a convergência da inflação

A trajetória de juros revela um cenário desafiador para a convergência da inflação, de acordo com o Copom. Saiba mais detalhes!

O Comitê de Política Monetária (Copom) realizou neste mês a sua 245ª Reunião. Conforme Ata divulgada pelo Banco Central do Brasil (BCB), a trajetória de juros  tem impacto principalmente na inflação de 2023. Confira outros pontos analisados!

A trajetória de juros e o cenário desafiador para a convergência da inflação

A trajetória de juros projetada implica patamar significativamente contracionista da política monetária, que tem impacto principalmente na inflação de 2023, e é compatível com o combate aos efeitos de segunda ordem do atual choque de oferta. 

O cenário prospectivo se mostre mais próximo ao observado no cenário de referência

Entretanto, caso o cenário prospectivo se mostre mais próximo ao observado no cenário de referência, o Comitê de Política Monetária (Copom) avalia que este ciclo deverá ser ainda mais contracionista.

O ritmo apropriado de elevação dos juros

A seguir, o Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou o ritmo apropriado de elevação dos juros. Para tal, analisou suas projeções de inflação utilizando simulações com trajetórias de política monetária com diferentes taxas terminais, ritmos de ajuste e duração do aperto monetário. 

Assim sendo, diante da volatilidade e incerteza da conjuntura atual, particularmente no cenário internacional, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por uma trajetória de juros mais tempestiva do que a embutida em seus cenários. 

Essa preferência expressa cautela em relação às probabilidades atribuídas a seus cenários e à mensuração dos efeitos de segunda ordem, bem como seu comprometimento com a convergência da inflação e das expectativas para as metas no horizonte relevante, destaca o Comitê de Política Monetária (Copom) através de divulgação realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Um novo ajuste é a estratégia mais adequada para atingir aperto monetário suficiente

Com base nesses resultados, os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) debateram a estratégia mais apropriada. Concluiu-se que um novo ajuste de 1,00 ponto percentual, seguido de ajuste adicional de mesma magnitude, é a estratégia mais adequada para atingir aperto monetário suficiente e garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos. 

O cenário atual e a convergência da inflação

Entretanto, o Comitê de Política Monetária (Copom) reconhece o cenário desafiador para a convergência da inflação para suas metas e reforça que estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário, caso o cenário evolua desfavoravelmente. Acesse a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira o documento oficial na íntegra, além de obter outras informações relevantes para a economia de forma ampla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?