A Teoria dos Paradigmas Na Administração
A Teoria dos Paradigmas – Conceito na Administração
A teoria dos paradigmas é um conceito administrativo que diz respeito a base de uma empresa para elaborar suas estratégias.
Os paradigmas mudam a todo momento, haja vista que uma empresa é influenciada pela mudança do mercado, bem como por fatores econômicos, culturais e tecnológicos.
Paradigmas e a visão total da empresa
O paradigma adequado torna o ambiente da empresa realista. Sendo assim, a definição do paradigma é feita por crenças, valores e técnicas. Ao passo que uma empresa que não define paradigmas limita sua evolução e conhecimento.
O conceito diz sobre uma visão totalitária da realidade. Referenciando a resolução de problemas como uma escola de pensamento, uma organização social da ciência.
Assertividade nas decisões e cultura abrangente
Nessa linha de pensamentos, as escolhas erradas são direcionadas a quem decidiu, e não para o objeto de falha. Por exemplo, se falhar uma ferramenta, a visão de quem a escolheu que está errada, e não a ferramenta em si.
Por isso, é tão importante abrir novos paradigmas, decerto que ampliam as estratégias e as tornam mais assertivas. Quando uma empresa amplia seus paradigmas, novos modelos de atuação são construídos.
Novos objetivos e valores potencializados
Assim sendo, novos paradigmas amparam as inovações do mercado, de modo que são fundamentais para uma solidez na administração de empresas.
A forma como a gestão de uma empresa enxerga o potencial da empresa é mostrada através dos paradigmas em que essa gestão se baseia. Por isso, novos paradigmas ampliam os objetivos e os valores empresarias.