A poupança pode ser o resultado de um processo dinâmico dentro da sua rotina atual de maneira objetiva, no entanto, é necessário considerá-la como um processo flexível e não como o seu único objetivo no momento de planejar suas finanças.
A poupança como parte de um processo financeiro flexível
É possível viabilizar uma poupança de forma evolutiva e dinâmica, através de algumas mudanças na sua rotina, considerando seus atuais hábitos de compra e consumo.
Através de pequenas trocas realizadas, é possível poupar alguns valores e visualizar a evolução do seu comportamento de consumo de maneira tangível.
Por isso, a poupança deve ser inserida na sua rotina como um processo e não como o seu único objetivo. Visto que ao criar um processo flexível, existe a elevada possibilidade de poupar valores baixos.
Um novo conceito habitual de consumo
No entanto, não foque no conceito monetário da poupança, e sim na frequência de depósitos e nos hábitos financeiramente sustentáveis que está adquirindo com o seu processo.
Por exemplo, troque o seu cartão de crédito atual por uma opção de cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, troque a sua conta bancária comum por uma opção digital.
Faça trocas econômicas
Ao poupar esses valores que seriam para as tarifas referentes aos serviços bancários, poderá visualizar uma mudança comportamental e reforçar outras mudanças significativas no seu processo.
Portanto, o seu foco inicial deve ser em mudanças comportamentais habituais e não nos valores monetariamente guardados.
Contudo, com o passar do tempo, é necessário refazer o seu processo e considerar valores fixos para metas elevadas.
O mais importante é que entenda a poupança como um hábito e modifique o seu processo de maneira resolutiva, conforme sua necessidade.
Analise outras opções de renda fixa
É válido ressaltar que a poupança pode ser um conceito gradativo na sua rotina, ao passo que é possível conhecer outras possibilidades de investimentos de renda fixa e elevar sua rentabilidade de maneira segura.
Plataformas seguras e confiáveis
Muitas fintechs e bancos tradicionais permitem investimentos com rendimentos de, no mínimo, 100% do CDI, através de suas plataformas, como é o caso do iti do Itaú, da fintech Neon e do banco Inter, por exemplo.
Sendo assim, considere outras possibilidades financeiras de forma gradativa e planejada. Já que o mais importante é que não deixe de planejar o seu processo financeiro atual.
Pois, ao abdicar de planejar suas finanças, está deixando de controlar situações que ocorrem na sua rotina, independentemente de suas considerações pessoais.