A postura do candidato é fundamental na entrevista de emprego – veja dicas

Direcione a sua postura e aumente suas chances de sucesso na entrevista de emprego. Veja dicas relevantes para o candidato!

A postura do candidato na entrevista de emprego

A sua postura é composta por diversos fatores, sendo assim, veja alguns pontos de atenção para que se direcione através da sua postura na entrevista de emprego. 

Dicas para o candidato: 

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Bem como, evite gesticular excessivamente;
  • Evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
  • Faça o devido controle do seu tom de voz;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Tenha um firme aperto de mão;
  • Coloque o seu foco nas respostas;
  • Tenha cuidado para não interromper o selecionador.

Conheça a sua trajetória profissional de maneira aprofundada

Além disso, é fundamental que o candidato conheça a sua trajetória profissional. Obviamente você conhece os dados inseridos em seu currículo. Porém, quando sugerimos que conheça a sua trajetória, estamos nos referimos ao seu autoconhecimento profissional. Sendo assim, conheça os seus pontos de melhoria, bem como, tenha clareza sobre seus resultados em empresas anteriores. 

Direcionamento orgânico de respostas 

Procure informações sobre a cultura da empresa, uma  vez  que esse conhecimento permite que direcione respostas de forma orgânica. Dessa forma, sugerimos que analise o site da instituição para que verifique quais são os seus valores, bem como, qual é a sua missão e visão.

Essa é uma orientação indireta sobre a maneira de se vestir, o seu linguajar e outros pontos pertinentes para o seu correto direcionamento, desde que avalie as informações diretas e indiretas contidas no site da organização. 

A construção da sua narrativa

 Os pontos que citamos acima devem servir de base para que você construa a sua narrativa. Por isso, procure focar em resultados, bem como, respeite a ordem dos fatos. Certamente a construção da narrativa do candidato é de grande valia para um direcionamento assertivo.

A construção da narrativa do candidato é um ponto relevante na entrevista de emprego. Visto que a maneira como o candidato elabora os fatos ocorridos em seus empregos anteriores pode direcionar a sua postura para a vaga atual.

 Por isso, a construção da sua narrativa é composta pela maneira como você fala, o seu tom de voz e também pela ordem dos fatos. Além disso, ressalte resultados obtidos em projetos implementados nas empresas anteriores, bem como, fale sobre sugestões dadas por você. Ou seja, destaque suas contribuições diretas e indiretas. 

Temos vários conteúdos sobre esse assunto, caso queira consultar informações sobre entrevista de emprego online, sugerimos que clique no destaque. Adapte estas dicas para que não fique aquém do seu potencial profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.