• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Direitos do Trabalhador

Auxílio Emergencial: Calendário de saque em dinheiro da 5ª parcela segue em andamento

Aline Armond por Aline Armond
10 de setembro de 2021, 17:20h
em Direitos do Trabalhador
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, o Governo Federal liberou o saque em dinheiro para beneficiários do Auxílio Emergencial que nasceram em junho. Assim, todos aqueles que não participam do Bolsa Família estão, agora, podendo ter os valores em mãos, dentro de um calendário que se divide pelo mês de nascimento. Portanto, os aniversariantes de junho que já tiveram o depósito da quinta parcela do benefício em 25 de agosto, agora poderão sacá-lo.

Dessa forma, o participante do programa pode se dirigir ao caixa eletrônico das agências da Caixa ou às Lotéricas para prosseguir com o saque. Além disso, este também pode realizar transferências do benefício.

Depois de se iniciar em 2020, o programa sofreu algumas prorrogações e, em 2021, se encerraria em julho. Contudo, o Governo Federal adicionou mais três rodadas, que irão até o mês de outubro. Esta, então, será a última extensão do Auxílio Emergencial, visto que há a previsão de lançamento do Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família, para novembro.

Nesse sentido, a previsão de nova prorrogação é mínima, já que a Lei Eleitoral impede que o lançamento do novo programa assistencial fique para 2022, ano eleitoral.

Calendário de saques em dinheiro da quinta parcela para o público em geral

Os beneficiários do Bolsa Família sempre recebem nos últimos dez dias úteis, tanto em depósito, quanto com a possibilidade de transferir e sacar. No entanto, os demais participantes do Auxílio Emergencial cumprem um calendário de depósitos diferente do de saques e transferências. Ademais, este grupo também se divide pelo último dígito de seu NIS (Número de Identificação Social), enquanto o público geral se separe pelo mês que nasceu.

Nesse sentido, em agosto, a quinta parcela se direcionou ao público geral (sem aqueles do Bolsa Família) no aplicativo da Caixa Tem. Na ocasião, portanto, foi possível pagar contas e boletos. Contudo, o saque é possível de se realizar a partir dos seguintes dias:

  • 1º de setembro: para quem nasceu em janeiro.
  • 2 de setembro: aos aniversariantes de fevereiro.
  • 3 de setembro: para beneficiários que nasceram em março.
  • 6 de setembro: a quem é aniversariante de abril.
  • 9 de setembro: para quem nasceu em maio.
  • 10 de setembro: aos aniversariantes de junho.
  • 13 de setembro: para beneficiários que nasceram em julho.
  • 14 de setembro: a quem é aniversariante agosto.
  • 15 de setembro: para quem nasceu em setembro.
  • 16 de setembro: aos aniversariantes de outubro.
  • 17 de setembro: para beneficiários que nasceram em novembro.
  • 20 de setembro: a quem é aniversariante dezembro.

Calendário de depósitos da sexta parcela para público geral

Em seguida, muitos já aguardam o recebimento da próxima rodada. Portanto, é possível verificar que o depósito da sexta parcela acontecerá, para os beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família, da seguinte maneira:

VocêPode Gostar

Uma mão escrevendo em um quadro-negro, simbolizando o direito dos professores temporários ao piso nacional, conforme decisão do STF.

Piso nacional dos professores: temporários também terão direito, decide STF

18 de abril de 2026, 15:49h
Imagem de cédulas de real e logo da Previdência Social com foco no pagamento do INSS de até R$ 2.431,50 disponível a partir de 24/04.

Pagamento do INSS de até R$ 2.431,50 estará disponível a partir de 24/04; veja prazos

18 de abril de 2026, 09:19h
Notas de real e fachada da Previdência Social representando o pagamento do 13º salário do INSS

Pagamentos do 13º salário do INSS começam na próxima semana

17 de abril de 2026, 07:42h
  • 21 de setembro: para quem nasceu em janeiro.
  • 22 de setembro: aos aniversariantes de fevereiro.
  • 23 de setembro: para beneficiários que nasceram em março.
  • 24 de setembro: a quem é aniversariante de abril.
  • 25 de setembro: para quem nasceu em maio.
  • 26 de setembro: aos aniversariantes de junho.
  • 28 de setembro: para beneficiários que nasceram em julho.
  • 29 de setembro: a quem é aniversariante de agosto.
  • 30 de setembro: para quem nasceu em setembro.
  • 1º de outubro: aos aniversariantes de outubro.
  • 2 de outubro: para beneficiários que nasceram em novembro.
  • 3 de outubro: a quem é aniversariante de dezembro.

Auxílio Emergencial influenciou nos índices de pobreza

A pandemia de Covid-19 vem causando grandes impactos em todo o mundo não somente por questões sanitárias, mas também por sua capacidade de afetar pessoas de diversas classes sociais, localidades e aspectos distintos. Isto é o que mostra a pesquisa de Desigualdade de Impactos Trabalhistas na Pandemia, de Marcelo Neri, diretor da Fundação Getúlio Vargas Social (FGV Social). Nesse sentido, de acordo com os dados do estudo, os mais pobres sentiram mais os efeitos da pandemia. 

Assim, a intenção dos organizadores do trabalho é de mostrar uma visão ampla dos aspectos da desigualdade e a ação da pandemia em todo o Brasil. Então, a pesquisa divulgada na última quinta-feira, dia 09 de setembro, demonstrou que no ano de 2019, em média, 10,97% da população do país vivia abaixo da linha da pobreza, o que representa um total de 23,1 milhões de pessoas. 

Em comparação, em setembro de 2020, já com a pandemia, mas com a presença de o Auxílio Emergencial, o número de pessoas que se encontravam abaixo da linha da pobreza diminuiu. Chegando, portanto, a 4,63%, o que totaliza 9,8 milhões de cidadãos brasileiros. No entanto, no primeiro trimestre de 2021, período no qual ocorreu a suspensão do Auxílio Emergencial, o índice atingiu 16,1% de brasileiros, ou seja, 34,3 milhões de pessoas. 

“Os dados mostram um cenário desolador no início de 2021, quando em seis meses o número de pobres é multiplicado por 3,5 vezes, correspondendo a 25 milhões de novos pobres em relação aos seis meses anteriores”. 

Com a volta do benefício assistencial, mesmo que com o pagamento de valores reduzidos e com novos critérios de participação, o percentual encontrado demonstrou leve queda. Isto é, chegando a 12,98%, o que representa o número de 27,7 milhões de brasileiros. 

Pesquisa fala sobre um “efeito desalento”

O estudo realizado pela FGV demonstrou, ainda, que o efeito desalento foi um dos responsáveis por uma queda de 8,2 pontos na renda da população mais pobre, enquanto na média geral atingiu cerca de 4,7 pontos percentuais. 

Dessa forma, a diminuição da renda dos trabalhadores por hora ocorreu em razão do aumento dos níveis de inflação e da redução da jornada de trabalho. Além disso, de acordo com a pesquisa, os principais atingidos foram os oradores da Região Nordeste, apresentando 11,4% de perda em sua renda. Se tratando de gênero, as mulheres também foram mais atingidas do que os homens.  

Ademais, trabalhadores com mais de 60 anos também obtiveram um percentual de perda maior em comparação com os demais. Isso se dá pela necessidade de se retirarem de suas funções de trabalho por possuírem maiores fragilidades em relação a um possível contágio pela Covid-19. 

O efeito desalento foi introduzido pelo economista Clarence D. Long no ano de 1953. Nesse sentido, de acordo com o fenômeno, em momentos de recessão, quando a chance de se encontrar um emprego reduzem, trabalhadores desempregados desistem de procurar um novo emprego, o que proporciona uma diminuição na taxa de participação na força de trabalho. 

Tags: auxilio emergencial
Aline Armond

Aline Armond

Produtora de conteúdo direcionado aos interesses do trabalhador. Graduada em Direito e especialista em Filosofia e Diretos Humanos.

Artigos Relacionados - Posts

Uma mão escrevendo em um quadro-negro, simbolizando o direito dos professores temporários ao piso nacional, conforme decisão do STF.
Direitos do Trabalhador

Piso nacional dos professores: temporários também terão direito, decide STF

18 de abril de 2026, 15:49h
Imagem de cédulas de real e logo da Previdência Social com foco no pagamento do INSS de até R$ 2.431,50 disponível a partir de 24/04.
INSS

Pagamento do INSS de até R$ 2.431,50 estará disponível a partir de 24/04; veja prazos

18 de abril de 2026, 09:19h
Notas de real e fachada da Previdência Social representando o pagamento do 13º salário do INSS
13º Salário

Pagamentos do 13º salário do INSS começam na próxima semana

17 de abril de 2026, 07:42h
Homem idoso em cadeira de rodas recebe copo de água de cuidador ao lado da sigla BPC em amarelo
Benefícios Sociais

BPC em abril: calendário já está disponível; confira

17 de abril de 2026, 05:20h
Cliente pagando refeição com cartão de vale-refeição em maquininha de restaurante.
Direitos do Trabalhador

Vale-refeição e alimentação com novas regras; entenda se preços vão baixar e o impacto para você

16 de abril de 2026, 22:09h
Fachada externa do prédio da Previdência Social com estrutura envidraçada e letreiro em destaque sobre teletrabalho no INSS
Concursos Previstos

Modelo de teletrabalho no INSS é atrativo para quem quer passar no concurso; veja como funciona

16 de abril de 2026, 15:29h
Próxima postagem

Paratleta Yeltsin Jacques fala da importância do Bolsa Atleta de Mato Grosso do Sul

Novo Bolsa Família

Bolsa Empreendedor: SP lança auxílio de R$ 1 mil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Pessoa preenchendo formulário para concurso público, com destaque para o título 'Concursos Públicos' sobre o processo.

Concursos encerram inscrições na próxima segunda (20); veja salários e vagas

18 de abril de 2026, 22:39h
Cartões de aposta Lotofácil, destaque para resultado da Lotofácil Caixa em 2026

Resultado da Lotofácil 3665: Confira os números sorteados neste sábado (18)

18 de abril de 2026, 21:01h
Cartela da Quina das Loterias Caixa com destaque para o texto resultado Quina em branco sobre fundo roxo.

Resultado da Quina 7005: Prêmio milionário em jogo hoje 18/04

18 de abril de 2026, 21:01h
Volante preenchido da Mega-Sena ao lado de caneta com destaque para o resultado.

Resultado da Mega-Sena 2998: Veja quem levou os R$ 60 milhões neste sábado (18/04)

18 de abril de 2026, 21:01h
Mosaico de fotos com profissionais de diferentes áreas, incluindo médico, operário, entregador, contador, músico e fotógrafo, representando ocupações diversas do mercado de trabalho

Saiba se sua profissão vai sobreviver até 2030; veja áreas em alta e em extinção

18 de abril de 2026, 20:59h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.