A Petrobras: um resumo
A Petrobras, empresa brasileira, é a maior produtora de petróleo do Brasil e uma das maiores de todo o mundo.
Além disso, o assunto é muito cobrado pelas principais provas do país, principalmente em questões de geografia e de história do Brasil.
A Petrobras: Introdução
A Petrobras, cujo nome completo seria Petróleo Brasileiro S.A, é uma empresa brasileira produtora de petróleo que foi criada em 3 de outubro de 1953 por Getúlio Vargas.
Nos dias de hoje, a Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo de todo o mundo, empregando mais de 50 mil pessoas que atuam na exploração, no refino e na comercialização do produto. Ainda, a empresa ocupa, nos dias de hoje, um lugar de liderança mundial no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologia de ponta para auxiliar a exploração de petróleo em águas denominadas de ultraprofundas.
A Petrobras: Criação
No período pós-Segunda Guerra Mundial, iniciou-se, no Brasil, uma discussão entre os governantes sobre como o petróleo deveria ser explorado. O debate envolveu dois grupos principais: o primeiro que defendia a iniciativa privada e estrangeira e o segundo, que incluía Getúlio Vargas, que defendia o controle total do petróleo nas mãos do Estado brasileiro.
Na década de 40, a Constituição Brasileira previa a entrada de empresas estrangeiras para participar da exploração do petróleo em território nacional. Assim, o presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1948, enviou ao Congresso o “Estatuto do Petróleo”, legislação que, se aprovada, permitiria a participação da iniciativa privada na exploração e comercialização do produto.
No entanto, os chamados nacionalistas se uniram na campanha “O petróleo é nosso” e impediram que o estatuto proposto fosse aprovado. Além disso, eles se articularam para aprovar um conjunto de leis que viabilizaria a criação da Petrobras.
Assim, no ano de 1953, Getúlio Vargas, então presidente, inauguraria a Petrobras.
A Petrobras: Características
A Petrobras é conhecida mundialmente pelos seus números gigantescos. A empresa produz diariamente 2,84 milhões de barris, possui 67 plataformas e mais de 131 navios próprios e alugados, além de 750.000 acionistas.
A sede da Petrobras fica no Rio de Janeiro e tem como lema a seguinte frase: “Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental”. Desde 1997, não é a única indústria produtora de petróleo no país. Porém, é uma multinacional do setor petrolífero de grande importância e foi classificada como a quarta maior do mundo no ano de 2010.
Porém, o grande sucesso e a grande produção da Petrobras não impediram que, no ano de 2015, a empresa perdesse cerca de 35 bilhões de reais devido à queda no valor do barril de petróleo, à crise econômica no Brasil, reflexo da crise imobiliária de 2008, e à Operação Lava Jato.