A mesma atitude que o Itaú e Picpay tomaram e deixou brasileiros em fúria total
A partir de agora, algumas exigências deverão ser cumpridas em relação à inatividade
O Itaú, um dos principais bancos do país, e o PicPay, uma das fintechs mais reconhecidas pelos brasileiros, tomaram uma decisão em comum que não foi bem recebida por muitos clientes. Os usuários das instituições não esperavam por alterações tão repentinas.
Recentemente, o PicPay informou a todos os seus usuários sobre as novas regras para a cobrança da taxa de inatividade em suas contas digitais. Agora, o Itaú também divulgou as mudanças relacionadas ao cancelamento de cartões devido à inatividade.
Bancos divulgam novas regras sobre inatividade
Itaú
No banco, os clientes que deixavam o cartão sem utilização por 6 meses enfrentavam o cancelamento do cartão. Entretanto, esse prazo foi reduzido para apenas 3 meses.
O Itaú elaborou um documento detalhando as alterações que entrarão em vigor em 8 de agosto, visando esclarecer melhor essas mudanças. Uma das mudanças notáveis é referente ao tempo de inatividade, mencionado no ícone “Cancelamento do Cartão”, onde o banco reserva o direito de cancelar o cartão se ele não for utilizado por um período de três meses.
Outra mudança que chamou a atenção dos clientes é a permissão para o banco negar transações que não sejam relacionadas a bens ou serviços. Isso inclui transações em moeda estrangeira, recarga da conta para pagamento utilizando a função crédito, investimentos, operações de crédito e outras transações. Essas novidades entrarão em vigor a partir do próximo dia 8 de agosto.
PicPay
A empresa fintech implementou uma taxa de inatividade para seus usuários. Segundo o PicPay, contas consideradas inativas são aquelas que não apresentam transações financeiras ou atividades de acesso pelo cliente no aplicativo em um período de 360 dias. A cobrança dessa taxa já está em vigor.
O valor dessa nova taxa é de R$10 e será deduzido do saldo disponível na conta do usuário. Se a conta permanecer sem movimentação por mais de 360 dias, a empresa irá encerrá-la. No entanto, caso o cliente retome a atividade em sua conta, a cobrança da taxa será interrompida.
Taxa de inatividade em outros bancos
De fato, muitas fintechs impõem uma taxa de inatividade aos clientes. Isso ocorre porque é comum que os brasileiros tenham contas em várias instituições financeiras digitais. Portanto, é essencial verificar as políticas de cada banco ao abrir uma conta. Caso a pessoa seja obrigada a suportar tarifas de diferentes bancos, ela acabará pagando uma quantia significativa.
Com base na mesma estrutura do PicPay, o Pagbank impõe uma tarifa de R$ 25. Por outro lado, o C6 Bank requer uma atividade mínima de R$ 500 no cartão de crédito ou débito, investimentos de R$ 1 mil ou aquisição de seguro, ou plano odontológico. Caso o cliente não atenda a nenhum desses requisitos, o banco irá cobrar uma taxa mensal de R$ 4,00.
Como encerrar a conta nos principais bancos digitais?
PicPay
- Toque na foto da tela principal;
- Escolha “Encerrar minha conta”;
- O app guiará nos próximos passos.
Um e-mail será enviado com os detalhes do cancelamento. A validação do encerramento é finalizada em até 25 dias.
Nubank
- Quando abrir o aplicativo, clique no boquequinho (canto superior esquerdo);
- Vá em “Configurar conta” em seguida, “Cancelar conta”;
- Com saldo zerado, basta confirmar;
- Um e-mail será enviado para confirmação de encerramento.
Banco Pan
- Na tela principal do app, clique no menu lateral;
- Escolha “preciso de ajuda”;
- Clique em “perguntas frequentes”;
- Depois em “Conta corrente”;
- Toque no ícone “Quero cancelar minha conta”;
- Clique em “Encerrar minha conta”;
- Depois em “Continuar”;
- Será preciso confirmar a conta-corrente;
- Em seguida, vá em “Quero encerrar a conta”;
- Depois em “Ok, continuar”.
Banco Inter
- Acesse o site oficial do Inter;
- Faça login na conta;
- Acesse “Serviços”;
- Escolha “Encerramento de conta”;
- Coloque o motivo e leia os termos de encerramento, dando aceite;
- Confira todas as informações cancelamento e clique em “Confirmar”;
- Toque no ícone “Avançar” outra vez e faça a autenticação usando o código que o app gerou;
- Aguarde o retorno via e-mail em, no máximo, 30 dias.