A literatura de Gonçalves Dias: um resumo

Confira!

A literatura de Gonçalves Dias: aquilo que você precisa saber

Gonçalves Dias viveu no século XIX e é conhecido por ter sido um dos maiores escritores do romantismo brasileiro.

A literatura de Gonçalves Dias é abordada por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais características da produção literária de Gonçalves Dias. Confira!

A literatura de Gonçalves Dias: introdução

Assim como outros grandes escritores brasileiros, o poeta Gonçalves Dias atuou também em outras áreas, sendo um jornalista e advogado.

O poeta é particularmente conhecido por ter sido um dos primeiros representantes da geração de poetas do romantismo brasileiro. Além disso, ele também atuou na fundação da Revista Guanabara, muito importante para a divulgação das ideias dos poetas românticos.

A literatura de Gonçalves Dias: características

Devemos nos lembrar de que, no Brasil, o Romantismo tem início em 1836 com a obra Suspiros Poéticos e Saudades, do escritor Gonçalves de Magalhães. 

Gonçalves Dias escreveu muitas obras de destaque, concretizadas na primeira fase do romantismo brasileiro, conhecida como “indianista”. O nome “indianista” é usado porque as obras dos autores dessa fase possuíam como inspiração principal o índio brasileiro em uma forma idealizada.

Os escritos de Gonçalves Dias apresentavam algumas características específicas, como a idealização do amor, a idealização da mulher e, como já mencionado, a idealização do índio. O patriotismo e o nacionalismo também estavam entre os temas recorrentes nos seus poemas. A união das duas mencionadas faces do romantismo durante a primeira fase do movimento deram origem ao termo “indianismo-nacionalismo”, usado para definir essa fase do romantismo.

A literatura de Gonçalves Dias: principais obras

As suas obras principais no período indianista foram: Canção de Tamoio, I-Juca-Pirama, Canto do Piaga e Leito de folhas verdes.

Podemos destacar, ainda, a famosa Canção do Exílio. Confira um trecho do poema a seguir:

Minha terra tem palmeiras

Onde canta o Sabiá,

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.