A importância do roteiro na entrevista de emprego

Entenda a importância do roteiro na entrevista de emprego para candidatos e para a empresa. Veja mais detalhes!

Como a empresa pode elaborar um roteiro de entrevista de emprego?

Sabemos que a entrevista é um dos momentos mais importantes em um processo de recrutamento e seleção. Por isso, ter um roteiro é uma ferramenta indispensável para trocar informações e avaliar soft skills da pessoa candidata. 

Por isso, é importante que o profissional de recrutamento e seleção roteirize o seu processo, adequando os perfis de forma direcionada.

O roteiro de entrevista é uma rota, um guia a seguir e chegar às informações que deseja. No entanto, a maneira como esse roteiro será desenvolvido vai depender do objetivo da vaga, nível do cargo e cultura da empresa.

Análises feitas de forma direcionada

O maior dos objetivos de um roteiro é analisar todos os pontos, características e perfil de todos os entrevistados. Sendo assim, é interessante que a linha de raciocínio seja a mesma para todos que estão participando do processo, ainda que particularidades sejam exploradas.

Para que  a empresa possa ter o seu roteiro de entrevista de emprego, é necessário que seja analisada o perfil da empresa e seus objetivos. Por isso, a análise da cultura empresarial é fundamental para candidatos e selecionadores. 

Quebre o gelo e utilize a tática 80/20

Além disso, é necessário entender os objetivos da vaga em aberto e quais são as necessidades primordiais para que um candidato seja aprovado. Começar a entrevista quebrando o gelo com perguntas leves. Posteriormente, faça perguntas direcionadas correlatas à vaga.

A distribuição do conteúdo é outro ponto importante. Pode ser utilizada a tática do 80/20, ou seja, 80% do tempo deixe seu candidato falar, mantenha a escuta ativa e anote os principais pontos. Ao passo 20% do tempo deve ser utilizado para fazer os questionamentos e contar sobre a empresa e o desafio.

Para os candidatos este é um ponto de atenção. Por isso, conhecer os pontos fortes da própria experiência profissional pode ser primordial para direcionar a tática 80/20.

Abra espaço para as perguntas 

Geralmente as empresas abrem esse espaço, porém, quando esta abertura está dentro do roteiro, se torna mais proveitosa.

Para a empresa é importante ter um roteiro de entrevista de emprego para que as perguntas sejam direcionadas a cada vaga em específico. Ademais, seguir o roteiro é uma maneira orgânica de repassar os valores da empresa para todos os candidatos.

O roteiro é vantajoso também para o candidato

No entanto, para melhores resultados, revisite suas perguntas periodicamente e  analise os insights que conseguiu através do primeiro roteiro e faça adaptações. 

Já para o candidato, o roteiro da entrevista de emprego é uma oportunidade para que ele possa direcionar suas habilidades e competências, dessa forma, poderá se destacar naturalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.