A importância do plano de marketing

O plano de marketing é parte essencial no plano de negócios da empresa.

Através dele definimos as estratégias de posicionamento, ou seja, público-alvo, produto, preço, praça e promoção.

O plano de negócio depende do plano de marketing, pois é ele quem define o produto ou serviço, a forma de venda e o público.

Ou seja, tudo isso é detalhado no plano de marketing, por isso ele é tão importante no plano de negócios.

Baseado nos 4P’s, alguns outros fatores também influenciam no plano de marketing, como público-alvo e concorrentes.

Montando o plano de marketing

Organizar os 4P’s no plano de marketing exige muito mais que pensar somente em números.

Há uma série de questões que devem ser respondidas.

Produto

Aqui define-se características, funcionalidades e atributos do produto.

Ou seja, tudo referente ao produto, tamanho, embalagem, cor, formato etc.

Para ter essas respostas, algumas perguntas devem ser feitas:

  • O que o cliente espera?
  • Quais atributos?
  • Qual imagem o produto quer passar?

Portanto, nessa etapa usa-se muito a pesquisa para saber a opinião do consumidor.

Preço

Primeiramente, deve definir o preço e como cobrará do cliente.

  • venda única
  • mensalidade
  • pacotes

Ou seja, aqui é feito todo planejamento das formas de cobranças.

Praça

Local onde o produto terá disponibilização, ou seja, ponto de venda, revendedores etc.

E a forma de distribuição e entrega do produto, parte importante no plano de marketing.

Promoção

Definição das estratégias de divulgação online e offline.

Ou seja, as ações utilizadas para realizar promoção e propaganda do produto.

Investimentos no marketing

Nessa fase o caminho do marketing já está traçado.

Portanto, a partir de agora é só juntar as estratégias e traçar os custos.

O recomendando é trabalhar conhecimento de preços e orçamentos disponíveis.

Monitoramento do Plano de Marketing

Nessa etapa do plano, que acontece em paralelo com as outras etapas, o objetivo é acompanhar e avaliar tudo que foi planejado e o que está sendo feito, baseado no plano de marketing.

Ou seja, é nessa etapa que, se algo não está saindo como o esperado, é a hora de realizar as correções necessárias.

Por isso é tão importante acompanhar de perto o planejamento, e controlar cada etapa.

E por fim, vem a fase de avaliar todas as tarefas.

Esse planejamento é muito importante para um controle ,principalmente, do controle de custos.

Portanto, se você ainda não tem um plano de marketing ativo, espero que essas dicas possam te ajudar.

 

 

 

 

 

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