A importância de desenvolver habilidades profissionais - Notícias Concursos

A importância de desenvolver habilidades profissionais

São muitos os fatores que influenciam na hora escolha de um candidato. Além de habilidades técnicas, aspectos pessoais podem ser muito relevantes. As atitudes e o comportamento de um profissional podem influenciar diretamente a escolha, principalmente em caso de comparação com outro candidato.

Assim, o modo como você se comporta revela se o seu perfil se encaixa ou não com o que a empresa espera. Isso é crucial para que você possa se adaptar bem a uma empresa e ter uma boa relação com os novos colegas de equipe. Por isso, levando em conta as pesquisas sobre o tema, listamos aqui as principais características de personalidade mais observadas por recrutadores em seletivas.

Habilidades cruciais em um bom profissional

Positividade

Ter uma atitude positiva permite uma melhor comunicação e ajuda no desenvolvimento de relações pessoais e profissionais. Por isso, em entrevistas, sempre seja positivo e use frases que demonstrem isso, mas sem exageros!

Segurança

Um funcionário seguro confia no trabalho que faz mas também sabe ouvir críticas e sugestões quando necessário. Além disso, ele passa confiança para seus gestores e sabe expressar com clareza suas ideias e argumentos. Desse modo, é crucial que a sua postura corporal transmita essa segurança.

Trabalho em equipe

Grandes e pequenas corporações costumam ter uma equipe de funcionários atuando de modo diário e presencial. Nesses casos, saber trabalhar em conjunto é de suma importância. Pessoas assim estão sempre dispostas a superar os obstáculos e a realizar tarefas mais difíceis, são flexíveis e sabem se adaptar aos colegas.

Organização

Profissionais organizados são desejados pois são ótimos para gerenciar uma possível crise na empresa. Sabem lidar com dificuldades de forma tranquila e são uma ótima opção para assumir cargos de liderança. Por isso, esse é um aspecto relevante.

Ética

A ética é umas das características mais procuradas e valorizadas em um profissional. Ela diz respeito aos valores e normas que regem de forma digna o ambiente de trabalho. Um funcionário ético sabe respeitar os colegas e clientes, é honesto, respeitoso e evita fofocas.

Boa comunicação

Por fim, uma boa comunicação é crucial pois saber expressar ideias é uma habilidade profissional chave para o êxito de uma equipe. Profissionais com uma boa oratória são mais produtivos em reuniões. Além disso, são mais aptos a tomar decisões sérias e costumam ser bons conselheiros.

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