A importância de desenvolver habilidades profissionais
São muitos os fatores que influenciam na hora escolha de um candidato. Além de habilidades técnicas, aspectos pessoais podem ser muito relevantes. As atitudes e o comportamento de um profissional podem influenciar diretamente a escolha, principalmente em caso de comparação com outro candidato.
Assim, o modo como você se comporta revela se o seu perfil se encaixa ou não com o que a empresa espera. Isso é crucial para que você possa se adaptar bem a uma empresa e ter uma boa relação com os novos colegas de equipe. Por isso, levando em conta as pesquisas sobre o tema, listamos aqui as principais características de personalidade mais observadas por recrutadores em seletivas.
Habilidades cruciais em um bom profissional
Positividade
Ter uma atitude positiva permite uma melhor comunicação e ajuda no desenvolvimento de relações pessoais e profissionais. Por isso, em entrevistas, sempre seja positivo e use frases que demonstrem isso, mas sem exageros!
Segurança
Um funcionário seguro confia no trabalho que faz mas também sabe ouvir críticas e sugestões quando necessário. Além disso, ele passa confiança para seus gestores e sabe expressar com clareza suas ideias e argumentos. Desse modo, é crucial que a sua postura corporal transmita essa segurança.
Trabalho em equipe
Grandes e pequenas corporações costumam ter uma equipe de funcionários atuando de modo diário e presencial. Nesses casos, saber trabalhar em conjunto é de suma importância. Pessoas assim estão sempre dispostas a superar os obstáculos e a realizar tarefas mais difíceis, são flexíveis e sabem se adaptar aos colegas.
Organização
Profissionais organizados são desejados pois são ótimos para gerenciar uma possível crise na empresa. Sabem lidar com dificuldades de forma tranquila e são uma ótima opção para assumir cargos de liderança. Por isso, esse é um aspecto relevante.
Ética
A ética é umas das características mais procuradas e valorizadas em um profissional. Ela diz respeito aos valores e normas que regem de forma digna o ambiente de trabalho. Um funcionário ético sabe respeitar os colegas e clientes, é honesto, respeitoso e evita fofocas.
Boa comunicação
Por fim, uma boa comunicação é crucial pois saber expressar ideias é uma habilidade profissional chave para o êxito de uma equipe. Profissionais com uma boa oratória são mais produtivos em reuniões. Além disso, são mais aptos a tomar decisões sérias e costumam ser bons conselheiros.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.
Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.