A Guerra dos Emboabas: conflito entre bandeirantes e forasteiros

A Guerra dos Emboabas: um resumo

A Guerra dos Emboabas foi um conflito de motivações econômicas que aconteceu entre os bandeirantes paulistas e os forasteiros emboabas.

O conflito causou uma série de consequências para o país, sendo a principal delas a intervenção portuguesa na mineração.

Dessa maneira, diversos aspectos desse conflito são cobrados pelas principais provas de história do Brasil. Dentre elas, podemos destacar, especialmente, as provas de vestibulares e as provas de concursos da PM.

A Guerra dos Emboabas: Introdução

A Guerra dos Emboabas aconteceu no início do século XVIII, entre os anos de 1707 e 1709. 

A principal causa que levou ao conflito armado foi a disputa pelo direito de exploração das recém-descobertas minas de ouro no estado de Minas Gerais.

Os bandeirantes paulistas haviam descoberto as jazidas e, devido a isso, reivindicavam o direito de exploração exclusiva das riquezas.

Porém, os emboabas, forasteiros liderados por Manuel Viana, também se interessaram pela exploração das riquezas. O grupo era formado principalmente por portugueses e recebia esse nome devido ao uso de botas.

A Guerra dos Emboabas: Causas

Quando os bandeirantes paulistas descobrem as minas de ouro no estado de Minas Gerais, milhares de pessoas deixam os seus lares e vão em busca da riqueza nos centros de mineração. Os grupos mais numerosos que chegaram na região eram aqueles dos emboabas.

Porém, o estado de Minas Gerais, no início do século XVIII, ainda pertencia aos territórios dominados e controlados pelos bandeirantes. Dessa forma, o grupo relutava em dividir o ouro com os demais indivíduos de outros estados.

Logo, pode-se afirmar que a principal causa da Guerra dos Emboadas foi a disputa pelo monopólio da exploração das minas de ouro e a exploração dos bens que seriam explorados.

A Guerra dos Emboabas: Os conflitos

No ano de 1707, os emboabas decidem combater diretamente os paulistas, lançando sobre eles uma série de ataques militares para expulsá-los das regiões com potencial de mineração.

Já em 1708, os emboabas conseguem expulsar os bandeirantes de Ouro Preto e de demais centros de mineração importantes. Dessa maneira, os forasteiros nomeiam seu líder Manuel Nunes Viana como governador da região mineradora, o que enfraquece consideravelmente o poder paulista. 

Assim, os paulistas, visivelmente mais fracos e com um exército inferior, se retiram da região e partem em direção ao Oeste do país. Os emboabas podem ser considerados, dessa forma, vitoriosos.

A Guerra dos Emboabas: Consequências

A Guerra dos Emboadas trouxe uma série de consequências para o Brasil que ainda se encontrava em situação de colônia de Portugal. Entre elas, podemos citar:

  • A separação definitiva das capitais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
  • A intervenção da Coroa Portuguesa na exploração do ouro em MG
  • As expedições dos bandeirantes paulistas em região ao Oeste do país
  • A instituição da cobrança de impostos sobre a mineração
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.