A gestão de uma empresa deve ocorrer de maneira multifatorial, correspondendo às expectativas do seu público; ao passo que a empresa deve direcionar os seus valores, elaborados quando da definição de sua cultura.
A gestão da empresa deve ser flexível e holística no mercado atual
Certamente, gerir uma empresa na era digital é um grande desafio; já que não há uma maneira correta e única de direcionar uma empresa. Talvez, o que podemos citar são características que possibilitam que uma empresa cresça de maneira escalável no mercado atual.
O gestor de uma empresa, independentemente se for um sócio ou um funcionário, deve entender a volatilidade do mercado como um fator externo não controlável que deve ser estudado para que a gestão da empresa não fique aquém do seu potencial no mercado.
Gestão multifatorial
Por isso, podemos entender que a gestão de uma empresa na era digital é multifatorial. Sendo assim, não há uma fórmula correta para que a empresa consiga liderar o mercado dentro do seu segmento. Porém, há alguns conceitos que devem ser adotados por todas as empresas. Dessa forma, a adaptabilidade e a resiliência são valores característicos das empresas de sucesso na era digital.
A gestão da empresa de pequeno porte deve ser direcionada
Sendo assim, uma empresa de pequeno porte não deve ser gerida de uma forma descompromissada; já que um grande erro do empreendedor é abdicar da estratégia na gestão do negócio, para que,quando a empresa crescer, ele possa se “preocupar” com fatores administrativos.
Entretanto, esse pensamento é contraproducente na era digital. Uma empresa de pequeno porte que agir estrategicamente desde a sua ideia principal, aumenta suas chances de sucesso no mercado de maneira exponencial. Além disso, empresas de pequeno porte já alcançaram o público de empresas maiores, inclusive, algumas grandes marcas já se tornaram obsoletas por conta dessa concorrência indireta.
Estude as tendências do mercado
Por isso, a era digital é completamente inconstante, sendo assim, é cabível que a empresa busque acompanhar o mercado, estudar suas tendências e, principalmente, é necessário entender que a necessidade do cliente não é estática.
Vários fatores tecnológicos surgem no mercado, oferecendo novas possibilidades. Por isso, uma empresa que se atualiza, consegue gerenciar seu investimento em tecnologia e inovação de maneira direta ou indireta no mercado; o que é primordial para o sucesso de uma marca.
Sendo assim, podemos entender que a resiliência é um valor característico para o sucesso. No entanto, é necessário que a gestão seja feita de maneira flexível e holística.