A alimentação interfere no aprendizado, dizem especialistas

Uma boa rotina de estudos exige muito mais do que concentração. É importante que seu corpo e sua mente trabalhem juntos para que o resultado seja positivo. Por isso, é necessário estar atento à alimentação. Os estudos mostram que os alimentos podem fazer toda a diferença na vida de um estudante. A quantidade de alimentos ingerida, o tempo de consumo, a qualidade de comida e os hábitos são fatores cruciais para o processamento e fixação de informações no cérebro.

Nesse sentido, os especialistas recomendam os alimentos mais saudáveis. Frutas como banana e abacate, além de cereais e carboidratos, fornecem muita energia e ajudam o estudante a se manter disposto. No entanto, é preciso consumi-los com certa regularidade para que surja o efeito esperado. Há ainda os estimuladores de memória, como peixes, castanhas e linhaça, que são fonte de ômega 3 e, portanto, aliados da memória.

Energéticos naturais, como chás, são bons para aumentar a concentração. Outras substâncias como café e chocolate também desempenham esse papel. Há ainda os chás relaxantes que atuam na produção de serotonina. Eles contribuem para o bem estar e diminuem a ansiedade, trazendo ao estudante a tranquilidade necessária para se dedicar às demandas.

Por outro lado, existem alimentos que são vilões e podem prejudicar o corpo. Alguns deles são fast food, frituras em geral, produtos industrializados, embutidos, bebidas alcoólicas e outras guloseimas. 

É importante ter equilíbrio ao consumir esse tipo de alimento e não fazer desses produtos sua base alimentar. Além disso, lembre-se de se manter hidratado.  A água é o combustível do corpo e é indispensável para o bom funcionamento de todo o organismo.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Clique aqui e confira cursos on-line gratuitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.