Aprenda quais são as 5 dicas de limpeza para piso frio

Saiba como manter este tipo de superfície sempre limpo

Muitas pessoas não sabem como se deve realizar a limpeza de um piso frio. Então, se você é uma delas, não se preocupe. Pois, neste post você encontrará 5 dicas de limpeza para piso frio. Assim, você deixará sua casa impecável.

O que é um piso frio?

Pisos frios se tratam de superfícies como as de azulejo ou porcelanato que você possui em casa. Aliás, exemplares como o porcelanato não é barato. No entanto, é muito bonito e sofisticado, por isso, é bom que você saiba como realizar a limpeza. Assim, ele durará mais tempo.

Os pisos de azulejo costumam ter mais personalidade, uma vez que possui desenhos muito antigos e característicos. Por outro lado, os porcelanatos são mais sofisticados, sendo brancos e brilhantes. Existem alguns tipos que têm desenhos, porém, são mais sutis.

Algumas pessoas preferem os pisos de azulejos por conferirem personalidade ao ambiente, outras consideram os desenhos e formatos dele, sem sentido. Porém, independentemente da preferência, saber como limpar um piso frio é fundamental. Afinal, certamente você deseja manter a sua casa limpa.

piso frio
Aprenda quais são as 5 dicas de limpeza para piso frio. Foto: Canva Pro

5 dicas de limpeza para piso frio

Os pisos frios não podem ser limpos de qualquer forma. Na verdade, é preciso ter muito cuidado para que a preservação seja feita, e assim, durem por bastante tempo. Então, saiba como limpar piso frio e descubra o que é preciso evitar na hora da faxina.

Limpeza cotidiana

Para limpezas feitas do dia a dia, utilize apenas detergente ou sabão neutro e água. Portanto, misture o detergente neutro à água e mergulhe um pano nessa mistura. Feito isso, passe o pano no chão é vá esfregando para remover a sujeira.

Em seguida, você pode finalizar a limpeza com um pano seco. Mas não se esqueça dessa parte, mesmo que esteja em dias quentes. Pois, se não passar, há grande risco do piso ficar com manchas, devido aos resíduos de sabão.

Limpeza em dias de faxina

A segunda dica é como realizar a limpeza em dias de faxina, pois, nestes dias é preciso limpar o piso de forma mais elaborada. Principalmente em locais em que há maior sujeira, como a cozinha ou a sala de estar, é importante realizar uma limpeza mais profunda.

Portanto, uma ótima opção é deixar o piso de molho. Para isso, você deve preparar uma solução com sabão em pó, álcool, detergente neutro e água. Logo após, despeje essa mistura sobre seu piso e esfregue-o com uma vassoura de cerdas macias. Assim, além do piso o rejunte também será limpo.

Então, deixe a mistura agir por um tempo e só depois remova o sabão. Por fim, você deve enxaguar até retirar todo o resíduo da mistura e finalizar com pano seco.

Não utilize cloro e bicarbonato de sódio em piso frio

Alguns produtos prometem realizar uma limpeza extremamente profunda em seu piso. Uma delas, é devolver a cor original, dentre outras promessas, mas não os utilize. Pois, eles podem estragar seu piso de forma significativa.

Algumas substâncias, por exemplo, possuem propriedades corrosivas. Ou seja, são extremamente perigosas para seu piso frio. Aliás, elas realmente proporcionam um excelente resultado em outros tipos de limpeza, mas são completamente contraindicadas para o seu chão.

Então, o cloro e o bicarbonato de sódio são exemplos de produtos que podem comprometer a vida útil do seu piso, bem como sua estética, pois são produtos extremamente químicos.

Evite ácidos extremos e produtos à base de sódio

Aliás, também evite usar os produtos à base de sódio e os ácidos extremos. Sendo assim, não se engane com o aparente resultado que essas substâncias podem apresentar. Pois, apesar de parecerem ser boas para a limpeza, na verdade, elas destroem o seu piso aos poucos.

Sendo assim, limpe seu piso continuamente da forma que você viu no início do post, mas esqueça dos produtos corrosivos. Isto é, apenas água, sabão neutro ou um bom detergente neutro já são o bastante.

Formas de realizar a limpeza de piso frio

É muito importante também entender como utilizar as vassouras e demais instrumentos. Pode parecer óbvio, mas não é. Dessa forma, não faça movimentos circulares com a vassoura e dê preferência aos panos de microfibra. Pois, eles não costumam soltar pelos. Além disso, não deixe de secar o piso completamente para evitar manchas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.