9 passos para equilibrar a vida e o trabalho

Melhore a sua qualidade de vida com as nossas dicas e estratégias

O mundo corporativo exige do profissional uma dedicação excepcional no trabalho, de maneira a contribuir para a empresa de forma ativa e dedicada. Muitas vezes o profissional, para se destacar frente a seus colegas, acaba por deixar de lado a vida pessoal. Com isso ele faz horas extras e tem menos tempo para o almoço, por exemplo.

Muitas pessoas, na tentativa de aumentar a sua produtividade, acabam levando o trabalho para casa, deixando de lado a família e ocupando-se até altas horas da noite com questões relacionadas ao serviço. O fim de semana é deixado de lado para que se possa prestar contas das tarefas relativas à organização onde trabalha.

O profissional que se dedica dessa maneira à empresa onde atua, acaba por ser recompensado no primeiro momento. Ele ganha mais pelas horas extras e ao demonstrar sua dedicação ao trabalho, pode ter um aumento de salário ou uma promoção. Por essa razão, é comum que os trabalhadores busquem se destacar.

Entretanto, as desvantagens são inúmeras, o profissional perde o contato com a família e pode acabar sofrendo da síndrome de burnout, um transtorno emocional que se caracteriza como exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Vejamos abaixo o que fazer para equilibrar a vida profissional, com a pessoal:

1 – Defina objetivos profissionais

Ter um objetivo, ou uma meta, pode facilitar o seu dia a dia no trabalho. Dessa maneira você não se perde no meio de inúmeras tarefas que não tem muita importância. Pode ser também uma boa delegar trabalhos menos significativos para seus colegas, de forma que se possa aproveitar melhor o seu tempo.

2 – Não pense no trabalho no final de semana

O fim de semana deve ser utilizado para relaxar, ficar com a família, amigos e descansar. Deixe as preocupações relacionadas ao seu trabalho na empresa, para o dia a dia do escritório. Todavia, é importante dormir bem, se divertir, e principalmente, descansar a mente de todo o estresse do serviço.

3 – Cuide da sua saúde

Muitas vezes ao trabalhar mais do que o recomendado, o corpo acaba por nos avisar de que há um problema. Aparecem incômodos e dores, diminuição da imunidade e o aparecimento de algumas doenças. Ademais, é necessário que se faça exames rotineiros, exercícios físicos, buscando se alimentar bem e ter hábitos saudáveis.

4 – Organize seu tempo livre

Se você tem algum hobby ou uma atividade que gosta e parou de fazer para dar conta do trabalho na empresa, é hora de repensar esta situação. Todavia, reservar um tempo para elas é essencial, mesmo que seja no fim de semana, pois aumenta a qualidade de vida, a saúde mental e o bem estar físico.

5 – Dê mais importância para a sua família

A princípio, para equilibrar a vida pessoal, é necessário dar um tempo maior de seu dia para passar com a família, ou com amigos. É uma boa maneira de acalmar a mente do estresse do dia a dia, além de tornar seu tempo mais agradável. Além disso, é bastante saudável e permite uma maior conexão com as pessoas que ama.

6 – Economize seu tempo

É importante organizar melhor seu dia a dia de forma a se ter mais tempo livre. Uma boa dica é fazer compras online ao invés de ir ao supermercado. É possível marcar o horário de entrega dos produtos para economizar ainda mais tempo. Planeja seu dia levando em conta não só o aspecto profissional, mas também o pessoal.

7 – Fique longe de pessoas pessimistas

Essa é uma boa dica para o tempo que você passa no trabalho. Procure contar com colegas de serviço mais positivos e otimistas de forma que aumente a sua motivação e produtividade no seu serviço. Fique atento a pessoas negativas e pessimistas, que não contribuem em nada. Se puder, se distancie.

8 – Saiba dizer não

Uma pessoa que está sempre ajudando os outros, para não se desentender com seus colegas, acaba ficando com um acúmulo de serviço, com uma carga de tarefas ainda maior. Desse modo, saiba dizer não nas situações onde não pode realmente contribuir com os outros colaboradores da empresa onde atua.

9 – Compartilhe tarefas

Pode ser uma boa ideia conversar com seu chefe sobre a sua carga de trabalho diária. Deve-se discutir a possibilidade de se compartilhar as tarefas a serem realizadas com os outros colaboradores da empresa. Em suma, muitos deles podem estar em busca de mais responsabilidades e irão agradecer. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.