8 Dicas Para Ter Sucesso Em Uma Entrevista de Emprego

Demonstre seu potencial em uma entrevista de emprego 

Uma entrevista de emprego pode ser melhor aproveitada pelo candidato em algumas situações. Por isso, trouxemos algumas dicas para que não fique aquém da sua capacidade dentro de um processo seletivo. Veja nossas dicas!

Conheça a empresa #1 

A internet permite que o candidato analise a história da empresa, bem como, a sua missão, visão e valores. Assim sendo, é possível que entenda, ainda que vagamente, como funciona sua cultura.

Essas informações amparam o candidato dentro do processo seletivo, por conta do direcionamento das respostas. Além disso, o espaço físico também é importante, por isso, pesquise a empresa também no que diz respeito a sua localização. Já que essa informação pode ajudar a evitar atrasos.

Seu perfil nas redes sociais #2

Para muitas empresas, o perfil do candidato nas redes sociais é um fator importante. Por isso, ao ser chamado para uma entrevista de emprego, reveja seu perfil nas redes sociais. Sendo assim, esse ponto é uma oportunidade para ocultar algo que creia que não seja viável ser visto nesse momento.

 Confirme a sua presença #3

Muitos candidatos não confirmam a presença em uma entrevista de emprego quando recebem o contato por e-mail, por exemplo.

No entanto, é importante que confirme a sua presença e tire suas dúvidas quanto ao horário, caso não tenha sido claro o primeiro contato. Além disso, é primordial que desmarque caso não possa comparecer, ou ainda, em caso de atraso. 

 Cordialidade #4

 Seja cordial com todos no local da entrevista, além de ser uma questão de educação, também é uma forma de avaliação. 

Já que muitas empresas consideram que o processo seletivo começa na forma como o candidato se direciona à recepção.

 Atente-se ao seu tom de voz #5

Por ansiedade ou nervosismo, muitas pessoas tendem a falar muito rápido, muito alto ou muito baixo. No entanto, preste atenção na sua respiração e atente-se na construção de sua narrativa, buscando um equilíbrio na sua voz. Esse é um ponto importante em uma entrevista de emprego que conta muito no processo seletivo. 

Dinâmica de grupo ou testes #6

Caso a sua entrevista de emprego seja composta por testes ou dinâmica de grupo, preste atenção nas orientações, faça perguntas quando for aberto o espaço e se coloque de forma clara, independentemente do que os demais candidatos citem. 

O importante é que não elabore a sua narrativa considerando o seu próprio histórico dentro da sua trajetória profissional.

Como se vestir? #7

Não menos importante, verifique dentro do site da empresa sua tendência sobre ser tradicionalista ou Startup, por exemplo.

Dessa forma, poderá analisar a vestimenta, se é formal ou casual. No entanto, o importante é que suas roupas sejam sóbrias, claras e sem estampas chamativas.

Metodologia Star #8

A metodologia Star é uma forma simples de compor suas respostas que pode direcionar sua entrevista de emprego.

 Além disso, é uma maneira de elaborar respostas não muito alongadas, nem muito sucintas. Veja nosso artigo sobre metodologia Star e aumente suas chances de sucesso dentro de uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.