71% dos brasileiros se informam por redes sociais

Exposição de usuários do Brasil a mídias sociais leva a problemas de desinformação e até riscos de privacidade e segurança

Sete em cada dez (71%) internautas brasileiros, entre 20 e 65 anos de idade, recorreram a redes sociais para se informar nos últimos 12 meses. As mulheres (72%) têm uma ligeira preferência pelas plataformas em comparação com os homens (70%) no Brasil. As conclusões são do estudo “Infodemia e os impactos na vida digital” da Kaspersky, em parceria com a empresa de pesquisa Corpa.

LEIA MAIS: Apps mais populares entre os brasileiros são WhatsApp e o Instagram

As redes sociais foram criadas para ajudar a conectar pessoas, mas tornaram-se rapidamente a porta de entrada para o acesso à informação, pois os internautas podem seguir tanto os veículos quanto os perfis de criadores de conteúdo que eles gostam para receber suas novidades no feed de notícias. 

O estudo mostra que 83% dos brasileiros cuidaram da saúde embasados em informações que leram nas redes sociais. Além disso, 88% disseram que utilizaram as redes sociais para manterem-se informados sobre o funcionamento de serviços (públicos e comerciais) durante a pandemia. 

Outro estudo, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, aponta os brasileiros como o terceiro povo que mais usa redes sociais no mundo. O Brasil fica atrás somente de Filipinas e Colômbia. Além disso, são mais de 150 milhões de brasileiros com perfis em redes sociais, 70,3% do total de habitantes, um dos maiores percentuais dentre todos os países. 

Exposição aumenta riscos de segurança

A Kaspersky afirma que o grande uso de redes sociais não passa despercebido por fraudadores e cibercriminosos. A empresa, que fornece soluções de segurança, lembra que o principal golpe de Internet é disseminado via redes sociais. Chamado de phishing, esse tipo de ataque é baseado em formas de fazer alguém diminuir seu receio e clicar em links para entregar dados financeiros ou baixar um vírus. Segundo dados do Panorama de Ameaças na América Latina, o phishing atingiu 15,4% dos internautas brasileiros nos primeiros oito meses deste ano. 

Como quase todo brasileiro tem um perfil em rede social, é fácil para um criminoso obter informações pessoais de uma pessoa para quebrar algumas barreiras de comunicação. Alguns exemplos são o nome da mãe ou a data de aniversário e, como a interação e leitura online acontece de forma muito rápida, a maioria das pessoas não prestam muita atenção no que estão fazendo e reagem de forma instintiva, diz a Kaspersky. 

Os especialistas da empresa aproveitam estes dados para alertar sobre os potenciais riscos à privacidade, reputação e bem-estar, considerando os efeitos da infodemia que foram desencadeados durante a pandemia. Por isso, a Kaspersky alerta para a necessidade de entender o comportamento digital e avaliar os riscos que se enfrenta, principalmente ao usar redes sociais. 

Recomendações de segurança

Para não cair em golpes online, a Kaspersky recomenda: 

  • Mantenha um equilíbrio no consumo de notícias para evitar se sentir saturado de informações. Use a função “Ver/Ler mais tarde”, disponível em várias plataformas e navegadores, para ajudar a criar hábitos que beneficiam sua saúde mental.
  • Antes de compartilhar, comentar ou dar “like” em algo, dê tempo para processar a informação. é recomendado questionar se a fonte é verdadeira e avaliar as possíveis consequências do seu comentário ou de apoiar um ponto de visto de um terceiro. Tenha em mente que toda postagem na internet pode ser encontrada a qualquer momento e algo dito em um momento de raiva ou emoção pode trazer consequências à sua reputação no futuro.
  • Suspeite de ligações, e-mails, SMS, posts em redes sociais ou mensagens WhatsApp com pedidos envolvendo dinheiro e ofertas, especialmente quando o remetente é desconhecido. Verifique o endereço presente no link, e não o abra se ele te levar para um site diferente ou suspeito.
  • Quanto à automedicação baseado em mensagens recebidas em redes sociais, é importante que a pessoa cheque as informações em fontes oficiais e consulte sempre um médico. A Kaspersky destaca que testemunhos podem ser fraudados ou pagos para que viralizem na Internet.
  • Conte com uma solução de segurança confiável para proteger todos os seus dispositivos em tempo real contra todos os tipos de ameaça.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.