7 dicas para abrir um negócio na área de alimentação
Confira como ter lucro neste ramo que pode ser um bom investimento
Entre as razões para abrir um negócio na área da alimentação tem-se: mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros, crescimento da população urbana, poder aquisitivo, e a grande participação das mulheres no mercado de trabalho. Por isso que hoje, iremos dar dicas para abrir um negócio na área.
Além do aumento da renda dos brasileiros e a sofisticação dos hábitos alimentares, o aumento da popularidade dos programas de televisão relacionados ao ramo, consolidou o mercado de alimentação no Brasil.
7 dicas para abrir um negócio na área de alimentação
Mas mesmo com todas essas vantagens, administrar um negócio relacionado a alimentos não é nada fácil. Então, vamos indicar o que é preciso para se destacar nesse mercado e definir se essa é ou não uma tarefa que você quer assumir.
1ª Dica: Fique de olho nos estilos e tendências emergentes
É comum sofrer influência pelas tendências da moda atual na hora de fazer compras, seja de roupas ou de decoração. No entanto, ser impulsivo não é uma característica desejável no mundo dos negócios.
Portanto, verifique se a tendência que você está observando provavelmente permanecerá. O caso das paletas mexicanas, por exemplo, tornou-se um clássico alerta de que devemos avaliar com cuidado nossos investimentos.
Mas todos nós sabemos que você não tem uma bola de cristal. Desta forma, ressaltamos que são necessárias extensas pesquisas e análises criteriosas do comportamento do mercado. Assim como, o acompanhamento da evolução em outros estados e até mesmo em outros países.
2ª Dica: Você deve saber como definir o ponto comercial
Avalie bem as vantagens da região caso pretenda se instalar por lá. Assim, concentre-se em áreas de alto tráfego, como praças de alimentação em shoppings e shopping centers, saguões de bancos e outros estabelecimentos similares.
Pelo contrário, não é incomum que essas áreas também abrigam uma densa coleção de empresas de serviços de alimentação. Portanto, fique atento à concorrência e o que você pode fazer para se destacar.
Além disso, verifique com a prefeitura se sua empresa está zoneada para operar na área. Por fim, os estabelecimentos de alimentação também precisam de aprovação do Serviço de Fiscalização do Ministério da Saúde e do Corpo de Bombeiros.
3ª Dica: Direcione sua rotina para ter um estabelecimento na área de alimentação
Rotinas extensas são necessárias na indústria de serviços de alimentação. Dependendo da clientela e do setor, a empresa pode precisar abrir até tarde durante a semana e nos finais de semana e feriados. É por isso que é importante ter certeza de que você conseguirá o que deseja e que encontrará funcionários competentes para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
E, nesse sentido, terceirizar todas as funções nem sempre é a melhor opção. Finalmente, os clientes apreciam quando o proprietário atende pessoalmente às suas necessidades e marca sua presença para garantir um serviço de alto nível.
4ª Dica: Preste muita atenção ao estoque
A natureza perecível dos alimentos exige cuidados redobrados ao armazená-los. Desse modo, todo o dinheiro gasto com ele será desperdiçado se não for usado ou se não atender às exigências do Serviço de Vigilância do Ministério da Saúde.
Portanto, procure compreender o que vende e o que não tem uma boa solução dessa forma. Então, se você já investiu dinheiro em um produto que não está vendendo, mas acha que poderia no futuro, pode promovê-lo e distribuí-lo com desconto.
5ª Dica: Conheça seu público para ter lucro na área de alimentação
Existe uma clientela distinta para cada modelo de negócios e um conjunto diversificado de modelos operacionais que os atendem.
Embora os restaurantes à la carte normalmente tenham mais negócios à noite, eles também podem ser bem-sucedidos durante o horário de almoço. Portanto, é crucial para o sucesso do seu negócio compreender os desejos e necessidades do público-alvo.
6ª Dica: Manter um estado de atualização constante
Certifique-se de oferecer aos seus frequentadores alguns pratos novos e empolgantes, pois poucos restaurantes podem se manter bem-sucedidos servindo a mesma comida antiga ano após ano. Nesse sentido, promover o acréscimo do cardápio com o auxílio das plataformas de mídia social pode despertar o interesse do consumidor e gerar novos negócios.
7ª Dica: Reconheça a importância de fornecedores confiáveis
Por fim, para preparar uma refeição satisfatória, é preciso começar com ingredientes de alta qualidade. Portanto, garantir a lucratividade do negócio requer um equilíbrio entre a qualidade desejada e os custos associados.
Assim, é importante avaliar não só o preço e a qualidade dos produtos, mas também o tempo de envio. Nesse sentido, é fundamental ter em mente pelo menos dois fornecedores para cada produto ou serviço, de forma a evitar interrupções no atendimento.