Curtas-metragens que auxiliam na educação infantil

Os filmes são uma alternativa divertida para aqueles que não tem tanto apego a literatura. Além disso, o público infantil costuma demonstrar grande interesse nesse tipo de abordagem mais lúdica. Além de ser fonte de entretenimento, as obras cinematográficas ajudam as crianças a desenvolver pensamento crítico e valores humanos.

Então, apresentamos abaixo uma lista com alguns curtas-metragens que trazem lições educativas para as crianças.

1. O monge e o Cão, de Tom Long

Primeiramente, apresentamos uma animação em 3D. Essa obra de Tom Long conta a história de um monge eremita que tem sua vida atravessada por um encontro inesperado. Nesse sentido, o é um ótimo exemplo de como podemos mudar nossas atitudes e aproveitar melhor o tempo.

2. Calango, de Alê Camargo

Esta é uma produção de 2007 feita pelos jovens da OZI Escola de Audiovisual, de Brasília. A história é uma perseguição bem humorada de um pequeno calango faminto atrás de um grilo muito peculiar e o final dessa trama surpreende com boas reflexões.

3. Guilhermina & Candelário: a história da feiticeira, de Maritza Rincon Gonzalez

O filme é narrado por avó Francisca, que costuma constar histórias em volta da fogueira para seus netos, Guilhermina e Candelário. Através das fábulas ela os conduz por uma viagem divertida e cheia de aventuras pelo universos encantados da imaginação.

4. Caminho do Gigantes, de Alois Di Leo e Sinlogo Animation

A obra retrata de forma poética a vida de uma menina indígena de 6 anos, chamada Oquirá. Ela tem de enfrentar muitos desafios para cumprir seu destino, assim, o filme explora a relação humana com a natureza e os elementos da terra. Ademais, o curta conta com uma trilha sonora instrumentos musicais andinos e incas que pode despertar o interesse das crianças.

5. Vida Fácil, de Jiaqi Xiong

Por fim, apresentamos uma produção estadunidense de um grupo especializado em arte e animação. A narrativa se baseia na vida da personagem principal, uma menina que prefere brincar do que fazer suas atividades de casa. No entanto, certo dia, ela acaba trocando de vida com sua boneca, e os papéis se invertem. Nesse sentido, o curta é uma opção excelente para trabalhar o senso de responsabilidade e comprometimento com as crianças.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia Lei de Isenção de Taxa: O que é e como funciona.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.