5 tópicos de História do Brasil que vão cair no ENEM: a lista
Com a data da prova do ENEM se aproximando, muitos estudantes desejam saber o que precisam estudar com mais ênfase.
Se você deseja alcançar um alto desempenho na prova de história do ENEM, o artigo de hoje é para você: confira 5 tópicos de história do Brasil que vão cair no ENEM e aproveite para estudá-los com maior ênfase.
A escravidão no Brasil
O tema da escravidão é sempre muito abordado pela prova de história do Brasil do ENEM. O tópico abrange o período que se inicia no ano de 1530, denominado de Brasil Colônia, quando a escravidão se inicia no país.
Lembre-se de que a escravidão seria abolida somente no ano de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.
É muito provável que o assunto também esteja na edição do ENEM de 2021.
As constituições na história do Brasil
As diferentes constituições que atravessaram a história do Brasil são muito abordadas em questões de história, tanto de forma direta como de forma indireta, em questões que associam o tema à outros tópicos.
O Brasil teve, ao todo, sete constituições. Elas foram criadas nos anos de: 1824 (Brasil Império) , 1891 (Brasil República), 1934 (Segunda República), 1937 (Estado Novo), 1946, 1967 (Ditadura Militar) e 1988.
República Velha
A prova do ENEM possui o hábito de cobrar diversos temas da República Velha em suas questões de história do Brasil.
Lembre-se de que a República Velha se inicia com a proclamação da república, no ano de 1889, e termina no ano de 1930, quando Getúlio Vargas assume o poder, iniciando a Era Vargas.
Era Vargas
A Era Vargas é um período muito abordado pelas questões de história do Brasil da prova do ENEM.
Procure se lembrar das principais inovações de Getúlio Vargas enquanto presidente e enquanto ditador. Ainda, lembre-se também da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que aconteceu durante a Era Vargas.
Nova República
O período conhecido como “Nova República” se inicia com o fim da Ditadura Militar, que aconteceu no ano de 1985.
Essa fase da história do Brasil pode ser caracterizada como um período de ampla abertura democrática e de estabilização econômica.