Todos nós sabemos que questões sobre diferentes temas da disciplina de geografia são frequentes na prova do ENEM.
As questões dessa matéria fazem parte do primeiro dia de aplicação de provas do ENEM, ao lado das demais matérias de Ciências Humanas.
Existem dezenas de tópicos da geografia que podem ser cobrados dentro das questões. Porém, podemos afirmar que alguns são mais frequentes que outros.
Assim, para que você se prepare da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo com 5 temas de geografia que sempre aparecem no ENEM. Confira!
Os problemas que afetam o meio ambiente são abordados com muita frequência pela prova do ENEM, especialmente em relação aos impactos gerados pelos mesmos na atualidades (como, por exemplo, as consequências do efeito estufa).
Assim, é importante que você estude o papel do homem dentro do avanço dos problemas que afetam a Terra, especialmente em relação aos fenômenos de urbanização e de industrialização.
Os climas, tanto os mundiais como aqueles do Brasil, são sempre abordados pelas questões de geografia da prova do ENEM.
É fundamental que você entenda a definição de clima, como diferentes característica afetam os climas de lugares diferentes do planeta e qual a relação entre clima e tempo.
Ainda, é importante que você entenda as mudanças no clima provocadas por fenômenos da natureza e por problemas ambientais, como o aquecimento global.
A industrialização no Brasil é sempre cobrada pelas questões do ENEM. O fenômeno teve início por volta do ano de 1780 e se prolongou até a segunda metade do século XX, com o início do período de desindustrialização.
A industrialização brasileira pode ser dividida em quatro fases distintas e esteve em grande parte vinculada à produção de café.
O fenômeno da urbanização, tanto no Brasil como no mundo em geral, é frequentemente abordado pela prova de geografia do ENEM.
A urbanização é caracterizada pelo crescimento da população urbana, ao contrário do que acontece com a população das zonas rurais. Ainda, o fenômeno está também relacionado ao aumento da concentração urbana e ao desenvolvimento dos grandes centros urbanos.
A globalização é um fenômeno histórico marcado por constantes transformações ocasionadas pelo capitalismo desde o seu surgimento no século XV. Porém, o termo é usado para se referir ao momento vivido atualmente, com a consolidação do sistema capitalista e a diminuição das barreiras econômicas e políticas entre os países.