5 podcasts brasileiros para estudar atualidades em 2021

As provas de redação de concursos e vestibulares exigem sempre dos candidatos o conhecimento sobre atualidades. Desse modo, na fase preparatória, os estudantes precisam ficar a par dos temas mais importantes do momento. Por isso, acompanhar as notícias e ler sobre assuntos que estão em debate entre os principais segmentos, como educação, economia e outros é crucial para um bom resultado.

Pensando nisso, selecionamos cinco programas de podcasts que são ótimas opções para aqueles que precisam estar informados e estudar as atualidades.

Café da Manhã

Em primeiro lugar, trazemos um podcast sobre notícias apresentado por um trio de jornalistas. O programa matinal conta o profissionalismo de Magê Flores, Maurício Meirelles e Bruno Boghossian que abordam temas como ciência, cultura, saúde, economia, política nacional e internacional e diversos outros temas. O projeto foi idealizado pela Folha de São Paulo e está disponível no Spotify.

O Assunto

Criado em 2019, o programa O Assunto é apresentado por Renata Lo Prete. Uma iniciativa do G1, esse podcast é um dos mais importantes do Brasil, pois traz de maneira séria diversos assuntos de segunda a sexta com a opinião de especialistas. Assim, a cada episódio, a jornalista apresenta um tema da atualidade, com dados, informações, entrevistas e muito mais.

Ao Ponto

Podcast do jornal O Globo, Ao Ponto também traz episódios todas as manhãs, de segunda a sexta-feira. O podcast traz diversos temas por intermédio de Carolina Morand e Roberto Maltchik. Nesse programa assuntos como política, economia, cultura e saúde são pautas diárias. Além de notícias nacionais, o programa debate também questões internacionais.

Loop Matinal

O Loop Matinal, um programa mais curto, para aqueles que dispõem de pouco tempo no dia a dia. O foco do podcast é o que acontece na área da tecnologia e da inovação. Desse modo, com episódios de 8 a 10 minutos, o apresentador Marcus Mendes traz as notícias por meio de resumos sucintos e claros.

O Mundo em Meia Hora

Por fim, apresentamos um dos podcasts da CBN. Com episódios de 30 minutos lançados todos os sábados, o programa aborda os principais acontecimentos internacionais, explicando de que maneiras essas notícias têm impacto no Brasil. Desse modo, os episódios apresentados por Roberto Nonato e comentados por de Guga Chacra são ótimos para contextualizar as atualidades no Brasil e no mundo.

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.