5 personalidades importantes da história do Brasil: confira!

Você conhece esses nomes?

5 personalidades importantes da história do Brasil: descubra

Com o passar do tempo, muitas personalidades se destacaram e foram extremamente importantes para a história do Brasil. Dentre os nomes se encontram políticos, artistas e líderes que atuaram em diversas áreas e contribuíram para o desenvolvimento do país.

Assim, não é de se surpreender que questões sobre esses importantes nomes apareçam nas principais provas do país, com um destaque para o ENEM, os concursos e os vestibulares. Você pode, ainda, utilizar essas personalidades como repertório dentro da sua redação.

Vamos conferir, a seguir, um resumo sobre 5 personalidades importantes da história do Brasil.

5 personalidades importantes da história do Brasil: a listaf

Pedro Álvares Cabral

A primeira personalidade importante da história do Brasil é Pedro Álvares Cabral. Cabral foi o navegador português que descobriu o Brasil em 1500. Apesar de diversas teorias sobre o descobrimento, a história oficial afirma que a a descoberta aconteceu quando o navegador chegou à costa brasileira no dia 22 de Abril do ano supracitado.

Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, conhecimento como Tiradentes, foi um dos nomes mais importantes da luta pela independência do Brasil. Tiradentes liderou o movimento da Inconfidência Mineira, que tinha como principal objetivo libertar o país da exploração realizada pela Metrópole portuguesa.   

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas governou o Brasil durante a denominada “Era Vargas”, que aconteceu entre os anos de 1930 e 1945 e de 1950 a 1954. Vargas foi o responsável pela criação de leis trabalhistas no país e pelo desenvolvimento das indústrias brasileiras. 

Ainda, Vargas também criou importantes instituições como a Companhia Siderúrgica Nacional, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Companhia Vale do Rio Doce e a hidrelétrica do Vale do São Francisco.    

Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek foi um dos presidentes mais importantes do Brasil, uma vez que construiu a capital do país: Brasília. O seu mandato ocorreu entre os anos de 1956 a 1961. Ainda, os setores social, econômico e industrial cresceram muito durante o seu governo.

Machado de Assis

Dentro da área da cultura, uma das grandes personalidades é o escritor Machado de Assis, que nasceu em junho de 1839.

Ao longo de sua vida, Machado publicou diversos livros que se tornaram clássicos da literatura brasileira. Dentre eles, podemos citar: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.