5 maneiras de reduzir a procrastinação

A procrastinação atrapalha muitos estudantes. Mas o que poucos sabem é que existem métodos para reduzir esse efeito de ‘deixar tudo para depois’.

Selecionamos dicas primordiais para quem estuda para concursos, vestibulares ou Enem. Confira!

Dica 1: estabeleça metas pequenas e alcançáveis

A procrastinação acontece por vários motivos: cansaço ou o tédio de um tópico ou assunto que você tem que estudar, e às vezes pode aparecer porque o objetivo pelo qual você está trabalhando parece muito grande ou inatingível. Se isso se parece muito com você, a melhor maneira de superar isso é definir metas menores e mais realizáveis.

Isso pode soar como um pedaço de bolo, mas definir pequenos objetivos que sejam valiosos é mais difícil do que parece. Portanto, tente estabelecer pequenas metas que também o ajudarão a progredir nos estudos.

Então, por exemplo, em vez de dizer a si mesmo ‘Vou terminar meus estudos sobre Direito Penal hoje’, uma meta melhor seria ‘terminar de fazer as anotações sobre processos penais e, logo após, responder questões relacionadas’.

Dica 2: deixe seu celular longe ou desligado

Todos nós já ouvimos isso uma e outra vez, mas realmente funciona. Manter o celular fora de vista e especificamente em outro cômodo permite que sua mente se esqueça dele. Não apenas você não fica tentado ao ver 100 notificações do Instagram chegarem, mas também não consegue ouvir as vibrações, o que não apenas permitirá que você fique mais focado, mas também permitirá que você fique mais relaxado enquanto estuda.

Ter seu telefone perto de você é uma grande distração e apenas torna a procrastinação um pouco mais fácil. Seu tempo de estudo deve ser apenas isso, para estudar e isso significa que assim que você fizer uma pausa, você pode ir ao telefone o quanto quiser, mas durante esse período de estudo, dê o seu melhor para manter a disciplina.

4 estratégias para driblar o smartphone e estudar com mais foco

Dica 3: dê a si mesmo recompensas

Embora isso possa soar como uma dica para uma criança de 5 anos, dar a si mesmo uma recompensa ajuda muito a superar a procrastinação. O modo como isso funciona é simples, tudo que você precisa fazer é definir uma meta e se você atingir essa meta, receberá a recompensa.

Sua recompensa pode ser a que você escolher, pode ser um sorvete, ou que você assista ao novo episódio de sua série favorita. Se for algo que você realmente deseja, ficará mais inclinado a mantê-lo.

Como usar o sistema de recompensa para estudar com eficiência

Dica 4: faça pausas no estudo

Pausas regulares ajudam muito a reduzir a quantidade de tempo que você gasta procrastinando. Seu cérebro é como qualquer músculo do corpo, que quando trabalhado demais por muito tempo, fica cansado, para de trabalhar o quanto deveria e lentamente começa a parar de trabalhar até você fazer uma pausa.

Depois de fazer uma pausa, você dá ao seu cérebro a chance de descansar e se preparar para mais estudos. O mesmo vale para o resto do seu corpo, estudar é cansativo e você precisa fazer pausas regulares para se certificar de que suas costas não fiquem muito doloridas, seus olhos não fiquem muito secos ou sua mão não sinta cãibras. escrever muitas questões práticas.

Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

Dica 5: rotina anti procrastinação

Isso me leva ao meu próximo ponto, que é ter uma rotina. Ter uma rotina reduz a quantidade de tempo livre que você realmente tem para procrastinar.

Por exemplo, se você chega em casa do trabalho às 16h e sabe que sua rotina consiste em fazer uma pausa até as 16h30, estudar até as 18h30, jantar e tomar banho e estudar novamente a partir das 20h – 21h, não há realmente muito espaço lá para procrastinação.

E então, gostou das dicas? Siga todas elas para alcançar suas metas acadêmicas ou profissionais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.