5 filmes que irão te ajudar no Enem

Estudar por meio de filmes e séries pode ser muito divertido, além de ser ideal para relembrar o que foi estudado mesmo em períodos de férias e recessos como os do fim do ano. Pensando nisso, selecionamos 5 filmes perfeitos para relembrar os assuntos do Enem e dos vestibulares tradicionais.

1. O que é isso companheiro? (1997)

Em primeiro lugar, apresentamos uma produção brasileira que reflete a realidade do país no período da Ditadura Militar. Assim, a obra dirigida por Bruno Barreto, com roteiro parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

2. Xingu (2011)

Um pouco mais recente, Xingu é um longa do diretor Cao Hamburger. O filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas pelo Xingu, partindo do momento em que os irmãos se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste. Assim, o filme se ambienta em 1943, no período do governo de Getúlio Vargas.

3. Olga (2004)

O filme Olga, por sua vez, narra a história de vida de uma alemã judia de orientação comunista chamada Olga Benário Prestes, interpretada por Camila Morgado. Assim, o filme mostra como foi a trajetória de Olga até um campo de concentração da Alemanha Nazista, após ser deportada pelo governo de Getúlio Vargas.

4. Okja (2017)

Do mesmo diretor do filme Parasita, Bong Joon-Ho, o enredo do longa Okja traz a história de uma garota que luta para impedir que um grande porco geneticamente modificado, do qual sua família cuida, seja levado por uma multinacional com interesses sombrios. Assim, o autor tece críticas ao capitalismo e abre espaço para a defesa do meio ambiente.

5. Nascido em 04 de julho

Por fim, trazemos uma obra que narra a trajetória de Ron Kovic. Após ficar paralisado na guerra do Vietnã, Ron passa por um pesadelo em um hospital próprio para veteranos. Assim, o veterano decide lutar por meio de atuação social. Ele se torna um ativista político a favor dos direitos humanos e contra a guerra, após se sentir traído pelo país que o enviou para a guerra.

Lembre-se de que quando citadas em contexto adequado, essas obras podem enriquecer muito a sua redação!

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.